Opinião - O Dia Mundial do Meio Ambiente


05/06/2012 11:22 | Dilmo dos Santos*

Compartilhar:


Uma das datas comemorativas que avalio de grande importância é o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho. Criada em 1972, em virtude de um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas, a data tem como objetivo discutir questões ambientais, bem como promover encontros, reflexões, debates e atividades que possam trazer conscientização sobre nossa casa: o planeta Terra.

Por conta da data diversos eventos acontecem em todo o mundo. Como cidadão preocupado com a questão ambiental, não poderia deixar de destacar esse momento de fundamental importância onde as atenções mundiais se voltam para situações seriíssimas como: degradação ambiental, escassez da água, descarte e reciclagem de resíduos, poluição nas mais diversas formas, extinção de espécies animais e vegetais, aproveitamento consciente dos bens naturais, desperdício de água, energia, alimentos e tantas outras questões que poderão comprometer a vida das futuras gerações.

Dentro desse aspecto, tenho trabalhado para produzir legislação que atenda à preservação da natureza, que para mim equivale dizer: preservação da vida em todas as suas formas. Um projeto que propus e tem levantado grande polêmica, diz respeito à propaganda de produtos que contenham agrotóxicos. Pesquisando, descobri que existem soluções vindas da própria natureza, que se torna aliada do homem quando este se dispõe a minimizar atitudes agressivas ao ecossistema, para um grande problema que tanto dano causa à saúde das pessoas e ao meio ambiente, quando é despejado, inadvertidamente, veneno, na terra e nas águas e que acaba em nossas próprias mesas. É importante refletirmos de modo a incorporarmos, em nosso dia a dia, atitudes mais sustentáveis. São pequenos gestos que estão, literalmente, em nossas mãos, como o simples ato de fechar uma torneira evitando o desperdício de água ou o descarte consciente do lixo, viabilizando sua reciclagem.

Por outro lado, existem ações que dependem necessariamente da intervenção do poder público, sem, contudo, descartar a interação do cidadão comum. É o caso da preservação de matas ciliares, pois, em locais públicos esse dever cabe ao Estado, porém em áreas particulares, cada proprietário deve assumir sua responsabilidade de preservar o verde recompondo as matas eventualmente deterioradas.

Por estas razões, penso que ninguém deve sentir-se isento de responsabilidade, nem afastar-se das discussões, pois, ainda que você não participe diretamente de debates, ou de qualquer grupo militante da bandeira verde, somos todos parte de um mesmo mundo, de uma mesma família, que pode ter seu futuro definido pelas atitudes que tomarmos ou não, hoje.

Eis aqui uma oportunidade para falarmos, para ouvirmos, para contribuirmos. O Dia do Meio Ambiente pode ser um pretexto, ou seja, um motivo para agirmos em conjunto, ou separadamente " porque atitudes isoladas também fazem a diferença, em prol do nosso planeta e, consequentemente, da nossa própria vida.





*Dilmo dos Santos é deputado estadual

alesp