Situação de hospital de Bauru sensibiliza parlamentares

Denúncias foram apresentadas por médica que funcionária há 30 anos
05/06/2012 20:00 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Roque Ferreira, Fabiano Mariano e Marcos Martins <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114864.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roque Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fabiano Mariano <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114866.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta terça-feira, 5/6, da Comissão de Saúde da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114867.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vereadores de Bauru vieram à Assembleia Legislativa para relatarem a grave situação por que passa o Hospital de Base daquela cidade. Apesar da falta de quórum, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Marcos Martins (PT), resolveu ouvir os relatos de Roque Ferreira e Fabiano Mariano. Ao tomar ciência da gravidade da situação, Martins cumprimentou a iniciativa dos vereadores, reconheceu limitações da comissão, mas disse que não faltará compromisso e vontade para ajudar a resolver os problemas relatados. "Não dá para presenciar uma situação tão grave e não se sensibilizar. Esse problema afeta toda a região de Bauru", afirmou.

Foram feitas denúncias, em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Bauru, pela médica Tereza Pfifer, funcionária do hospital há 30 anos. Ela explicou que aquele hospital é o único de "portas abertas" na região. Disse ainda que é de "alta complexidade e tem alto custo", mas tem trabalhado no seu limite operacional, com falta de instrumentos e de profissionais. Apontou desvio de recursos, superfaturamento na compra de aparelhos, casos de compra de instrumentos usados, como se fossem novos, e outros desvios de conduta.

Mariano ressaltou a seriedade da médica, afirmando que "é o relato de uma pessoa muito respeitada na cidade, que conhece o problema a fundo". Afirmou ainda que a população cobra soluções, mas que a real solução é de âmbito estadual, pois caberia ao município atentar a situações de urgência e emergência prestadas nos pronto-socorros.

Questionado por Luiz Carlos Gondim (PPS), o vereador Ferreira disse que o hospital era administrado por uma associação, mas que, por causa das dívidas (atualmente, por volta de R$ 180 milhões), teria perdido a condição de filantropia. Eles explicaram que o pronto-socorro está agregado, atendendo nos fundos do hospital, que também está no limite de sua capacidade. Disse ainda que a situação mais grave é a do hospital, que opera com 30% de sua capacidade.

Ao final, os deputados Marcos Martins e Luiz Carlos Gondim, atendendo ao apelo dos vereadores, comprometeram-se a visitar Bauru o mais breve possível, a ouvir a população e verificar, pessoalmente, a situação apresentada nesta reunião.

alesp