Convênio com a Fundap garante transparência no processo de seleção de estagiários

Novos estudantes começam a atuar na Assembleia em julho
05/06/2012 20:09 | Fabiano Ciambra - Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Palestra aborda convênio com a Fundap<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Workshop para supervisores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Supervisores de estágio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Lagislativa está iniciando a transição para a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), entidade vinculada à Secretaria de Gestão Pública, como agente de integração do programa de estágio da Casa. Anteriormente, os estágios eram intermediados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), instituição filantrópica mantida pelo empresariado nacional.

A principal vantagem da Fundap em relação ao CIEE é que a escolha dos estagiários acontece mediante seleção pública, garantindo oportunidades iguais a todos os estudantes que se inscrevem no programa. Hoje, são 21 mil alunos inscritos, dos níveis médio, técnico e superior, dos quais 18 mil estão estagiando.

A contratação de aprendizes por meio de seleção pública pela administração direta, indireta e fundacional atende a determinação do Ministério Público estadual, e também à Lei Estadual do Estágio (Lei 11.788/2008) e Decreto 52.756/2008. A seleção acontece em processo unificado com questões de matemática, português e conhecimentos gerais, independentemente da área de formação do estudante. No caso da Assembleia Legislativa, a resolução SGP 20/2009 restringe as vagas aos estudantes de penúltimo e último anos.



Workshop para supervisores



As psicólogas da Fundap Siulene Molina, Beth Pietozo, Katia Dias e Andréa Capelato, com apoio de Flora Guabiraba e Alan Oliveira, do Serviço de Planejamento de Recursos Humanos, promoveram nesta terça-feira, 5/6, uma oficina que, além de detalhar aos supervisores de estágio aspectos técnicos sobre a contratação dos estudantes, relataram a importância dessa experiência na formação pessoal e profissional dos jovens.

Andréa Capelato usou de sua experiência em psicodrama para explicar que os estagiários estão tomando conhecimento do novo papel que terão de desempenhar: o de profissionais. E nesse processo, os supervisores, com mais vivência, podem também aprender com eles, desenvolver sua criatividade e manter vivo o interesse pela vida profissional. "É uma via de mão dupla", resumiu.



Área pública



Siulene Molina explicou que, apesar de a área pública não oferecer aos estagiários a possibilidade de efetivação, já que os cargos somente são supridos mediante concurso público, as vagas são bastante concorridas. Segundo ela, há cursos que, exceto no magistério, só surgem oportunidades na área pública. Citou também o estágio no Instituto de Criminalística, muito cobiçado pelos estudantes de biologia por dar acesso ao mais moderno aparelho da América Latina de sequenciamento de DNA. "O serviço público tem suas peculiaridades e seus atrativos".

Com exceção à preferência dada a estudantes com deficiência, Beth Pietozo exlicou que alunos de escolas públicas ou privadas competem em pé de igualdade, sem nenhum sistema de cotas ou pontuação adicional também por condição social ou racial. "As provas para alunos de nível superior seguem um padrão parecido com o do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A psicóloga Katia Dias, que é quem acompanhará mais de perto os contratos de estagiário da Assembleia, prontificou-se em atender os supervisores sobre quaisquer dúvidas. Os primeiros estagiários contratados pela Fundap deverão iniciar suas atividades na Casa já no mês de julho. Os atuais estagiários, contratados via CIEE, estão em processo de transferência de seus contratos para o novo agente de integração, mas serão mantidas as condições anteriormente estabelecidas.

alesp