Preservação máxima da Serra do Japi é defendida em palestra


11/06/2012 13:37 | Da assessoria do deputado Pedro Bigardi

Compartilhar:

Deputado faz palestra no Senac Jundiaí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115037.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Os novos desafios da Serra do Japi" foi o tema escolhido para encerrar a Semana do Meio Ambiente promovida pela escola Senac Jundiaí, Pedro Bigardi (PCdoB) foi convidado para ministrar a palestra na noite de quarta-feira, 6/6.

O parlamentar falou sobre as riquezas da Serra como sua fauna e flora, e a sua contribuição para o clima da região. "A Serra do Japi possui espécies raras de animais e uma riqueza natural deslumbrante".

Bigardi apresentou o Plano de Manejo da Serra do Japi, onde foram apontados alguns riscos para a Serra, como a pressão imobiliária, crescimento dos bairros existentes, chácaras de lazer, hotel fazenda, bares e restaurantes, expansão industrial.

Para o deputado, a única maneira de garantir a preservação da Serra em sua totalidade é expandir sua preservação máxima além da reserva biológica. Ele apresentou o estudo Biota/Fapesp realizado no Estado de São Paulo que aponta a Serra do Japi como prioridade máxima de preservação. "O estudo aponta a necessidade de medidas urgentes para preservar a Serra do Japi, e a necessidade de transformar a Serra em unidade de conservação máxima", afirmou.

Segundo o parlamentar, o seu projeto de lei de criação do Parque Estadual da Serra do Japi vai ao encontro desse estudo. "A área delimitada para a criação do parque é justamente a área tombada da Serra, caso aprovado, toda essa área seria desapropriada e pertenceria ao Estado que em conjunto com as cidades garantiria sua proteção máxima".

pabigardi@al.sp.gov.br

alesp