Consórcios da Linha 5 do Metrô serão ouvidos em comissão

Suspeita de conluio na licitação foi denunciada pela imprensa
13/06/2012 21:09 | Da redação Monica Ferrero " Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

José Zico Prado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115119.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115121.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após debate na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 13/6, foi aprovado requerimento dos deputados petistas Enio Tatto, Geraldo Cruz, João Antonio e José Zico Prado (presidente da comissão) para que sejam convocados os responsáveis pelos consórcios firmados para a licitação dos lotes da extensão da Linha 5 " Lilás do Metrô.

Os deputados João Antonio e José Zico Prado relembraram o caso, onde houve denúncia do jornal Folha de S.Paulo de que houve conluio entre as construtoras, e o resultado foi combinado seis meses antes da sua divulgação oficial. O caso ainda está em discussão judicial, e levou o Metrô, na ocasião, a suspender a obra de prolongamento da Linha 5.

Edmir Chedid (DEM) falou que o caso também foi ventilado na Comissão de Transportes e Comunicações e que, apesar da investigação do Ministério Público, é importante abrir a possibilidade de oitiva e defesa das empresas acusadas. Considerou também importante que o jornalista que fez a denuncia fosse também convocado. A deputada Analice Fernandes (PSDB), que se manifestou contrária ao requerimento, por considerar o caso superado, também defendeu a presença do jornalista.

Serão convocadas Andrade Gutierrez S/A e Camargo Corrêa S/A, vencedoras do lote 3; Mendes Junior Trading Engenharia S/A, vencedora do lote 4; consórcio Heleno & Fonseca Construtécnica S/A e Triunfo Iesa Infra-Estrutura S/A, vencedor do lote 5; consórcio formado por Carioca Christiani-Nielsen Engenharia S/A e Cetenco Engenharia S/A, vencedor do lote 6; Norberto Odebrecht Brasil S/A, OAS Ltda. e Queiroz Galvão S/A, vencedor do lote 7; Adhemar Rodrigues Alves e Marcelo Scott Franco de Camargo, do consórcio CR Almeida S/A Engenharia de Obras e Consbem Construção e Comércio, que venceu o lote 8.

Estavam também presentes na reunião da Comissão de Infraestrutura os deputados Carlão Pignatari e Carlos Bezerra Jr. (ambos do PSDB), Ulysses Tassinari (PV) e Alex Manente (PPS).

alesp