Audiência debate situação das mulheres encarceradas


13/06/2012 17:10 | Da assessoria do deputado Simão Pedro

Compartilhar:

Simão Pedro participa do debate sobre direitos das detentas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A situação das mulheres encarceradas no Estado de São Paulo foi tema de audiência pública nesta terça-feira, 12/6, na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. Simão Pedro (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura, protocolou requerimento de informação ao secretário de Educação, Herman Voorwald, cuja pasta é responsável por elaborar e implementar uma política de educação no sistema prisional paulista, para que sejam esclarecidas algumas questões referentes a ações de incentivo para estimular a adesão dos jovens e adultos encarcerados às ações educacionais desenvolvidas.

Juntamente com a deputada Leci Brandão (PCdoB), Simão Pedro convidou para o evento especialistas em direitos humanos e direitos das mulheres. Simão Pedro ressaltou a importância do debate. "Tratar deste tema é fundamental por ser um tema delicado, pela fragilidade, questões sociais entre outros".

Entre os palestrantes, o vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara paulistana, Jamil Murad (PCdoB) discorreu sobre a atitude do governo brasileiro, herdada dos colonizadores portugueses, "que enxergavam o povo como inimigo e por isso mataram todos que se rebelaram".

Representando a ministra Maria do Rosário, a Secretária dos Direitos Humanos, a assessora Deise Benedito falou principalmente sobre a situação das crianças, filhas de mães encarceradas, e dos danos que esse encarceramento pode causar nessas crianças, bem como das revistas íntimas vexatórias que são feitas nas mulheres. "Nós, da secretaria, não vamos permitir nenhuma violação dos direitos humanos com pessoas que estão com privação de liberdade".



spedro@al.sp.gov.br

alesp