Projeto cria a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo


13/06/2012 19:58 | Da Redação " Mariza Paulicek Fotos: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

A reunião da comissão é presidida pelo deputado Vitor Sapienza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115207.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Welson Gasparini e parlamentares durante a reunião <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115208.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hamilton Pereira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115209.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Voght<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115210.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Voght expõe razões para a envio do PL que cria a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115211.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115212.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115214.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reunida nesta quarta-feira, 13/6, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, presidida pelo deputado Vitor Sapienza PPS, recebeu o Professor Doutor Carlos Voght que, em nome do governo, apresentou as razões do envio do PL264/2012, de autoria do Executivo, que cria a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo.



Conhecimento como bem público



De acordo com o professor Voght, a criação da Universidade é uma forma de atender as novas demandas de oferta de educação formal e de educação pela cidadania, usando novas tecnologias, otimizando os recursos e universalizando a educação. É usar a tecnologia como ferramenta a serviço da educação de qualidade e da cidadania para todas as regiões do Estado. O jovem vai à universidade e a universidade vai ao jovem, contribuindo para aumentar a oferta de vagas no ensino superior público gratuito e criando condições para o estudante do interior do Estado receber ensino de qualidade sem que precise deslocar-se para os grandes centros. A Univesp, ressaltou Voght, poderá fazer parcerias com as grandes universidades públicas do Estado para ofertar programas de educação continuada e aperfeiçoamento profissional. O professor acentuou os diferenciais de possibilidades de agregação de competências acadêmicas distribuídas pelo Estado, a cooperação com órgãos públicos para capacitação continuada de servidores sem afastamento e a possibilidade de disponibilização de conteúdos dos cursos de forma aberta para a população.

O deputado Hamilton Pereira (PT) questionou Voght sobre a possibilidade de a Univesp realizar pareceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) para proporcionar o acesso aos seus cursos a todos os funcionários do Legislativo, recebendo aquiescência total. Welson Gasparini, deputado do PSDB, disse acreditar que, "na atual fase do modelo educacional em que vemos advogados com diploma na mão reprovados nos exames da OAB em uma percentagem inacreditável (82%), o ideal seria procurar um sistema educacional que deu certo, copiá-lo e depois aperfeiçoá-lo". Voght concordou e disse que a concepção da Univesp foi baseada nos experimentos das melhores universidades internacionais, nos acertos e nos erros, para que estes não sejam cometidos. O deputado Vitor Sapienza sugeriu que essa universidade persiga de modo tenaz a integração com o ensino médio, preenchendo o vazio de informações dos jovens concluintes. Adiantou que a Comissão deverá enviar convites aos colégios do ensino médio para que participem das reuniões sobre este tema, "fala-se muito sobre o pré-sal e esquecem que faltam técnicos para o trabalho" afirmou Sapienza.

Presentes na platéia o Professor Klaus Schlünzen Junior da UNESP, Fredric Michael Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed),professor doutor Dilermando Piva Júnior, da Faculdade de Tecnologia Fatec e diversos professores e coordenadores da área de educação à distância.



Pauta



Na reunião foi discutido, votado e aprovado o PL5/2012, de autoria da deputada Célia Leão (PSDB), que visa tornar obrigatória a disponibilização de informações básicas sobre os responsáveis pelos sites e páginas eletrônicas que comercializam bens e serviços do Estado.

Estiveram presentes à reunião os deputados Welson Gasparini, Antonio Mentor (PT), Hamilton Pereira, João Paulo Rillo (PT), Carlos César (PSB), Beto Trícoli (PV), Samuel Moreira e Célia Leão (PSDB) e André Soares (DEM).

alesp