Congresso da Assemae, em Maringá


14/06/2012 17:57 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Ana Perugini elogiou a iniciativa da Assemae em parceria com a Fundação Nacional da Saúde, para oferecer cursos de gestão no setor de saneamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115253.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A declaração é da deputada Ana Perugini (PT), em São Paulo, em exposição realizada nesta terça-feira, 12/6, no painel intitulado "Saneamento básico: desafios e cenários para a universalização", que também é o tema central da 42ª Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), que acontece em Maringá (PR).

Na opinião da deputada, a realidade brasileira no que se refere ao saneamento básico não é muito confortável. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2010, que investigou as condições no entorno das residências em áreas urbanizadas, revelaram que pelo menos 18,5 milhões de brasileiros vivem em áreas urbanas com esgoto a céu aberto no entorno de suas moradias.

A deputada, é coordenadora da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp, elogiou a iniciativa da Assemae em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), para oferecer cursos de gestão no setor de saneamento. Disse ainda que pequenos municípios desconhecem a legislação do setor de saneamento, dificultando o andamento dos processos e ações da área. A deputada ressaltou que deve haver maior comprometimento dos entes federados com as políticas públicas para as resoluções de questões relativamente simples, mas que esbarram na burocracia.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp