CPI ouve Conselho Regional de Medicina sobre clínicas de reprodução assistida
14/06/2012 19:55 | Da Redação Foto: Marco Antonio Cardelino
A CPI que investiga supostas irregularidades praticadas em clínicas especializadas de reprodução assistida, presidida pelo deputado Carlão Pignatari (PSDB), ouviu na manhã desta quinta-feira, 14/6, a representante do Conselho Regional de Medicina (CRM) Ieda Therezinha Verreschi e a médica fiscal Izaura Cristina sobre a situação atual das clínicas no Estado.
Na reunião, que contou com a participação nos debates dos deputados João Antonio (PT), Ulysses Tassinari (PV) e Célia Leão (PSDB), a conselheira informou que não há uma obrigatoriedade de registro das clínicas de reprodução junto à Vigilância Sanitária e ao CRM, o que dificulta fornecer o número exato de instituições que praticam essa especialidade.
Quanto à fiscalização sobre os procedimentos técnicos utilizados, Iara informou que o conselho elaborou uma planilha para servir de roteiro piloto para os fiscais. A planilha está sendo testada pelo órgão em parceria com a Vigilância Sanitária e o Ministério Público e, se aprovada, deverá se tornar um padrão.
A médica informou ainda que é necessário aprimorar a fiscalização e instituir o cadastramento obrigatório das clínicas, e que a CPI poderá auxiliar nestes aspectos.
Quanto a informações sobre o médico Roger Abdelmassih, processado por crime sexual e por ilegalidades como inseminação com a escolha do sexo do bebê e troca de óvulos entre suas pacientes, inclusive com o desconhecimento delas, a representante do CRM informou que irá remeter à CPI os dados existentes, juntamente com as informações pedidas pelos parlamentares sobre denúncias que chegaram ao conselho.
Os parlamentares solicitaram também cópia da planilha piloto e deliberam pelo convite à diretoria do Centro de Vigilância Sanitária e ao presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana para que compareçam à próxima reunião da CPI, com o objetivo de auxiliar nos trabalhos da comissão. (PM)
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições