Rio Preto enfrenta problemas na segurança pública e população pede providências

Audiência Pública Orçamento 2013 - São José do Rio Preto
15/06/2012 21:13 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Audiência Pública do Orçamento 2013 em São José do Rio Preto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115363.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> São José do Rio Preto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115340.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edinho Araújo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Paulo Rillo na tribuna <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orçamento estadual 2013 em debate na Câmara Municipal de São José do Rio Preto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115366.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115367.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Claudio Marcolino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115368.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115369.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cidadãos citaram o aumento da criminalidade e do consumo de drogas



A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento levou à Câmara Municipal de São José do Rio Preto o debate do Orçamento estadual 2013, nesta sexta-feira, 15/6. Luiz Cláudio Marcolino (PT), vice-presidente da CFOP, abriu os trabalhos de oitiva de sugestões da população à peça orçamentária. Marcolino explicou como funciona na prática a regionalização do Orçamento: os recursos são discriminados por regiões e não apenas por áreas. "Estamos aqui para ouvir os cidadãos e construir um Orçamento mais próximo do interesse do povo".

Os representantes da região no Legislativo paulista prestigiaram o encontro. João Paulo Rillo (PT) saudou as integrantes da Apampesp, lembrando que defende os interesses do funcionalismo. Orlando Bolçone (PSB) ressaltou a importância do combate às drogas, um dos maiores desafios desta região. Sebastião Santos (PRB) destacou que as audiências de 2012 promoveram algumas benfeitorias para a região, como a duplicação da Faria Lima, o programa Cidade Legal etc. Ele espera que as sugestões também sejam bem acolhidas neste ano.

Membro da CFOP, Vitor Sapienza (PPS) afirmou que a regionalização do Orçamento vai atender de fato os problemas regionais, e que isso foi possível com o aprendizado das audiências públicas.

O deputado federal Edinho Araújo (PMDB/SP), de Rio Preto, solicitou benfeitorias para o aeroporto e a construção de um anel viário na cidade. Também de Rio Preto, o vereador Sargento Ohno levantou a questão do pagamento dos precatórios dos aposentados das empresas ferroviárias que pertenciam ao Estado.

Márcia Santos representou Itamar Borges (PMDB) e elencou algumas demandas para a região, como o incremento do parque tecnológico, a ampliação da política de enfrentamento às drogas, a internacionalização do aeroporto de Rio Preto, a duplicação da BR-153 e recursos para o Hospital de Base de Rio Preto.



Combate às drogas



Muitos cidadãos abordaram o aumento da criminalidade e do consumo de drogas na região, principalmente em Rio Preto. A Associação Família Zona Norte mantém um projeto social para jovens. Seu representante, Israel de Souza, destacou que o tráfico de drogas na região aumentou mais de 100%, o que faz com que a entidade precise de verbas para dar continuidade a seu trabalho de assistência a usuários.

Nivaldo Avelino, do Orçamento Participativo, lembrou a questão da segurança pública informando que o município tem duas viaturas para cerca de 150 mil habitantes. Lamentou a negativa para a criação de mais um conselho tutelar para a cidade.

Estela Maria, do Conselho Tutelar, reforçou a manifestação de Avelino, lembrando que não há local para internação de jovens do sexo feminino em Rio Preto, o que acaba por deixá-las na prostituição.

Casas e estabelecimentos abandonados servem de local para uso de drogas e prostituição. A informação foi dada por Carlos Silva, que sugeriu a desapropriação desses imóveis para posterior transformação em espaços voltados à cultura. José Serpa, do Conseg, pediu mais viaturas e recursos para aprimorar o atendimento da Polícia Civil.



Cidades e servidores



O prefeito de Poloni, Rinaldo Scanferla, reivindicou a recuperação de vicinal de Junqueira a Macaubal. De Cedral, José Eduardo Silva sugeriu o incentivo à prática artística e a construção de um teatro municipal em sua cidade.

A importância da criação da Secretaria de Pesca no Estado de São Paulo foi o teor da intervenção de Marcos Alves, da Associação de Pesca Sustentável. Ele acredita que é a melhor forma para que os pescadores retomem normalmente suas atividades.

Em favor dos professores aposentados do Estado, Margareth Monteiro, da Apampesp, sugeriu a destinação de verbas para reajuste de proventos na data-base, auxílio-alimentação aos pensionistas, pagamento dos precatórios alimentares e correção do plano de carreira.

Adalberto Amaral, da ONG Ajuda " de proteção aos animais ", pleiteou verbas para implementar programas de castração gratuita, por se tratar de saúde pública. Além disso, quer a inclusão de disciplina sobre proteção aos animais na grade de ensino pública.

As próximas reuniões da CFOP acontecem na segunda-feira, 18/6, às 10h, em Piracicaba, e às 18h, em São Carlos. Ambas nas câmaras municipais.



São José do Rio Preto, do café à indústria



São José do Rio Preto foi emancipada de Jaboticabal na década de 1890. Formada pelos distritos de Engenheiro Schmitt, São José do Rio Preto (Distrito-Sede) e Talhado, a cidade é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo. Entretanto, a história econômica do município esteve por muito tempo ligada à cafeicultura.

Em 1840, a área começou a ser desbravada por mineiros de Vila de Nossa Senhora do Carmo dos Tocos, hoje Paraguaçu (MG). Em 1845, Luiz Antônio da Silveira e seu irmão Antônio Carvalho e Silva abriram veredas mato adentro, desde Bebedouro do Turvo. Os recursos acabaram e a comitiva se deteve naquele local. Com o tempo conquistaram terras boas para o cultivo e água para o gado. A pequena povoação cresceu e em 1852, Luiz Antônio doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José, com a intenção de que o patrimônio desse origem a uma cidade.

Com a chegada da Estrada de Ferro Araraquara em 1912, a cidade se tornou polo comercial dos produtos do então conhecido Sertão de Avanhandava. No começo do século 20, houve vários movimentos de povoamento de novas localidades para o plantio do café. O aumento das exportações, o esgotamento dos solos e a facilidade de empréstimos bancários foram as causas desse grande movimento que começou no Vale do Paraíba, passou por Campinas, Ribeirão Preto, até chegar a São José do Rio Preto. Esse desbravamento ficou conhecido como a Marcha do Café.

Uma das principais áreas verdes da cidade é o parque da Represa Municipal, que conta com um viveiro de 200 mudas de plantas ornamentais e cerca de 20 espécies de árvores frutíferas. O Bosque Municipal tem reserva de mata nativa e um zoológico.

O Núcleo das Relações Internacionais busca a integração entre cidades brasileiras e estrangeiras. A integração entre os municípios é firmada por meio de convênios de cooperação, para a paz entre os povos. Oficialmente, a única cidade irmã de São José do Rio Preto é Nantong, China.

A prestação de serviços é a maior fonte geradora do PIB rio-pretense. De acordo com o IBGE, a cidade possuía, no ano de 2008, mais de 210 mil estabelecimentos comerciais. A indústria é o segundo setor mais importante para a economia do município, com o chamado Setor de Minidistritos e o Centro Incubador de Empresas. Hoje, o programa conta com 12 minidistritos industriais.

Para estimular o desenvolvimento socioeconômico local, a prefeitura de São José do Rio Preto promove eventos. Essas festas atraem turistas. Destaque para o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, realizado em parceria com o Sesc, a Caixa Econômica Federal, a Petrobras e o governo paulista, além da Funarte e da TV globo. Realizado em julho, é um dos cinco maiores festivais de teatro do país.

alesp