Ampliação do aeroporto de São Carlos pode gerar milhares de empregos

Audiência Pública Orçamento 2013 - São Carlos
19/06/2012 17:22 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Luiz Claudio Marcolino, vice-presidente da CFOP, coordena os trabalhos da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115382.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruno Gobbo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Valter Jocner<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115447.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Rosue Donato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rosilei Francoso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115449.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauricio Hoffmann<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115450.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jussara Zucko<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115451.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Godoniere Fernandes Silveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115452.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Eduardo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115453.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Além do transporte de cargas, aeroporto sedia empresas de manutenção de aeronaves



A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) promoveu nesta terça-feira, às 18h, na Câmara Municipal de São Carlos, um debate sobre o Orçamento 2013. A reunião contou com a presença do assessor de planejamento regional da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Maurício Hoffmann, do presidente do Legislativo municipal, vereador Edson Fermino, além de prefeitos e vereadores de municípios da região e representantes da sociedade civil.

Na abertura do encontro, o vice-presidente da CFOP, deputado Luiz Claudio Marcolino, falou da parceira entre a Assembleia Legislativa e da câmaras municipais para estruturar um Orçamento mais próximos das necessidades dos municípios. "Desde o ano passado, fizemos uma estruturação por regiões ou aglomerações pensando o Estado de forma regionalizada e o Orçamento de forma descentralizada".

O deputado também explicou que, por meio da Lei de Transparência, já aprovada, a população poderá saber para onde vão os recursos do Orçamento. "Vocês hoje poderão dar sugestões e contribuir com a peça orçamentária". Marcolino informou que desde 2011 havia uma demanda para que o Executivo estadual dialogasse com o Legislativo, já que ambos realizavam suas audiências e não havia um canal de comunicação entre elas. Por conta dessa demanda, ficou estabelecido que em cada audiência da CFOP haveria um representante do Executivo estadual, motivo pela qual o representante da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional estava presente ao encontro.

Hoffmann afirmou que o Estado de São Paulo tem desafios muito grandes a superar, por isso é muito importante a contribuição das comunidades, que, por meio das audiências públicas, informam ao governo as especificidades de cada região. Segundo o assessor, algumas demandas já foram identificadas, como a necessidade de investimento nas vicinais, ampliação do combate às drogas e da assistência técnica oferecida aos agricultores.

Rosoé Francisco Donato, secretário de Planejamento e Gestão de São Carlos, destacou a conveniência de se ampliar a pista do aeroporto estadual Mário Pereira Lopes, onde se concentram os serviços de manutenção da TAM e de outras empresas aéreas, já que com uma pista maior possibilitará o pouse de aeronaves maiores.

Também pediu a construção de um Ambulatório Médico de Especialidades em terreno disponibilizado pela prefeitura, e melhoria do acesso do distrito de Santa Eudóxia aos municípios vizinhos de Luiz Antônio e santa Rita do Passa Quatro.



Funcionalismo



Representante da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp) explicou que a recente reestruturação das carreiras da Secretaria da Educação excluiram os aposentados dos benefícios. "Houve mudança nas faixas e níveis, mas os aposentados nunca vão chegar na última classificação. Isso é uma regressão". A professora ainda disse que o Estado vem desrespeitando a lei federal que estabelece o piso e da jornada da categoria.

O tenente Bruno Gobbo, comandante do Corpo de Bombeiros de São Carlos, explicou que a sede do grupamento foi recentemente reformada com recursos da prefeitura. Ele solicitou a cobertura da quadra de esportes da unidade, que além de permitir o condicionamento físico dos militares, é utilizada pela comunidade local. "Seria um investimento de cerca de R$ 100 mil", explicou.

Valter Jockner, diretor de Meio Ambiente de Nova Europa e presidente da Câmara Técnica Tietê-Jacaré, explicou que há no Estado cerca de cem lagoas de estabilização para tratamento de esgoto em municípios pequenos, mas que a maioria desses equipamentos está há 15 anos sem manutenção porque os municípios simplesmente não têm recursos para investir. Ele pediu a inclusão de obras de manutenção dessas lagoas no programa Água Limpa.

Cidadão de Ibitinga, Francisco Chagas Azevedo pediu investimentos para a duplicação de 65 quilômetros da SP-331 entre Ibitinga e a rodovia Washigton Luís, trecho que dá acesso aos municípios de Tabatinga, Nova Europa e Gavião Peixoto. Támbém solicitou a duplicação de seis quilômetros da SP-304, de Ibitinga ao bairro dos Coqueiros.

O vereador de São Carlos Equimarcilias de Souza Freire, pediu reiterou a necessidade de ampliação de 350 metros na pista do aeroporto, que, junto com a instalação de alfândega, permitirá o escoamento de produtos e a geração de 7 mil empregos. Também pediu verba para a Santa Casa, a instalação de um AME e de uma Fatec. "Nesses cinco anos de audiências públicas, não me lembro de qualquer reivindicação atendida", reclamou.

O cidadão Rosilei Aparecido Fransozo pediu a cessão de veículos para a guarda municipal e de máquinas para a conservação de estradas municipais, ampliação da pista do aeroporto, recuperação de escolas, instalação de vias de acesso para o bairro Quinta dos Buritis (que concentra cerca de 300 chácaras) e construção de ponte ligando Santa Eudóxia a Luiz Antônio, Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro. Também pediu maior participação do Estado no convênio que custeia o transporte escolar de alunos que vivem na zona rural.

Finalizando a reunião, o vice-presidente da CFOP destacou o caráter suprapartidário da comissão, e disse que no início das audiências públicas do Orçamento, há cinco anos, o Poder Executivo era contrário a essa ação do Parlamento. "Hoje, as audiências públicas são um patrimônio do povo paulista, que ajuda a elaborar as leis mais importantes do Estado, que são a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento anual.

A próxima reunião da CFOP será na sede do Consórcio Intermunicipal do ABC, em Santo André, no dia 21/6, a partir das 18h.



São Carlos: desenvolvimento científico e industrial



Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a cidade de São Carlos possui características especiais que a tornam um local de destaque sob vários aspectos. O clima ameno, com temperatura média anual de 19,6 ºC, somado às altitudes médias entre 800 e 1.000 metros, faz de São Carlos um local muito agradável, com inúmeras cachoeiras, curiosas formações geológicas e belíssimas paisagens.

O cerrado foi a vegetação original predominante, ocorrendo nos terrenos arenosos do planalto. Sobre as manchas de solos férteis existia uma exuberante vegetação da Mata Atlântica. Hoje, ainda há áreas de cerrado e fragmentos de mata preservada, incluindo vários exemplares de araucária de grande porte, árvore-símbolo da cidade.



Capital da tecnologia



O vigor acadêmico, tecnológico e industrial conferiu à cidade o título de Capital da Tecnologia. Suas universidades e centros de pesquisa são reconhecidos pela excelência e diversidade. A Universidade de São Paulo (USP), com dois campi na cidade, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecem ensino gratuito e de qualidade e já incorporaram à história de São Carlos suas contribuições à ciência e à capacitação profissional de milhares de alunos.

Reforçando o caráter de pólo de desenvolvimento científico e tecnológico, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mantém dois centros de atividades instalados na cidade: o Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste e o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária, produzindo tecnologia de ponta nas áreas de melhoramento genético bovino e de desenvolvimento de equipamentos agropecuários.

Instituída em 1984, a Fundação ParqTec é outro ponto de destaque neste cenário tecnológico. Trata-se de uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que tem o objetivo de gerenciar e promover o desenvolvimento do Pólo Tecnológico de São Carlos, a partir da transferência de tecnologia das universidades e centros de pesquisas para as empresas.

Diante da concentração de universidades e centros de pesquisas, São Carlos apresenta grande concentração de cientistas e pesquisadores: um pesquisador doutor (PhD) para cada 180 habitantes. No Brasil a relação é de um doutor para cada 5.423 habitantes. Graças aos centros de pesquisas São Carlos também ostenta outra importante marca: a média anual de registros de patente é de 14,5 patentes por 100 mil habitantes. No país essa relação é de 3,2 patentes por 100 mil habitantes. A cidade abriga ainda 39 cursos de graduação e 200 empresas são consideradas de alta tecnologia, em setores como ótica, novos materiais e instrumentação.

Já a atividade industrial é marcada pela presença de grandes indústrias: Volkswagen (motores), Tecumseh (compressores), Faber Castell (lápis), Electrolux (geladeiras e fogões), além de empresas têxteis, de embalagens, de máquinas, tintas, lavadoras, equipamentos ópticos e uma grande quantidade de indústrias médias e pequenas dos mais diversos setores de produção.

O comércio atende às necessidades da cidade e da região, oferecendo produtos e serviços de qualidade. E o setor agropecuário é importante na produção de leite, cana, laranja, frango, carne bovina e milho. São Carlos também é servida por excelentes estradas, que permitem o deslocamento com segurança e rapidez a São Paulo (cerca de 240 Km) e às principais cidades do Estado.

Eventos importantes marcam o calendário da cidade, atraindo visitantes e movimentando a economia local. Entre eles está a Festa do Clima, realizada anualmente no mês de abril há mais de 30 anos, conta com uma tradicional Exposição de Orquídeas, shows, artesanatos e barracas de comidas diversas.

alesp