Ampliação do aeroporto de São Carlos pode gerar milhares de empregos
19/06/2012 17:22 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Maurício Garcia de Souza










Além do transporte de cargas, aeroporto sedia empresas de manutenção de aeronaves
A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) promoveu nesta terça-feira, às 18h, na Câmara Municipal de São Carlos, um debate sobre o Orçamento 2013. A reunião contou com a presença do assessor de planejamento regional da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Maurício Hoffmann, do presidente do Legislativo municipal, vereador Edson Fermino, além de prefeitos e vereadores de municípios da região e representantes da sociedade civil.
Na abertura do encontro, o vice-presidente da CFOP, deputado Luiz Claudio Marcolino, falou da parceira entre a Assembleia Legislativa e da câmaras municipais para estruturar um Orçamento mais próximos das necessidades dos municípios. "Desde o ano passado, fizemos uma estruturação por regiões ou aglomerações pensando o Estado de forma regionalizada e o Orçamento de forma descentralizada".
O deputado também explicou que, por meio da Lei de Transparência, já aprovada, a população poderá saber para onde vão os recursos do Orçamento. "Vocês hoje poderão dar sugestões e contribuir com a peça orçamentária". Marcolino informou que desde 2011 havia uma demanda para que o Executivo estadual dialogasse com o Legislativo, já que ambos realizavam suas audiências e não havia um canal de comunicação entre elas. Por conta dessa demanda, ficou estabelecido que em cada audiência da CFOP haveria um representante do Executivo estadual, motivo pela qual o representante da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional estava presente ao encontro.
Hoffmann afirmou que o Estado de São Paulo tem desafios muito grandes a superar, por isso é muito importante a contribuição das comunidades, que, por meio das audiências públicas, informam ao governo as especificidades de cada região. Segundo o assessor, algumas demandas já foram identificadas, como a necessidade de investimento nas vicinais, ampliação do combate às drogas e da assistência técnica oferecida aos agricultores.
Rosoé Francisco Donato, secretário de Planejamento e Gestão de São Carlos, destacou a conveniência de se ampliar a pista do aeroporto estadual Mário Pereira Lopes, onde se concentram os serviços de manutenção da TAM e de outras empresas aéreas, já que com uma pista maior possibilitará o pouse de aeronaves maiores.
Também pediu a construção de um Ambulatório Médico de Especialidades em terreno disponibilizado pela prefeitura, e melhoria do acesso do distrito de Santa Eudóxia aos municípios vizinhos de Luiz Antônio e santa Rita do Passa Quatro.
Funcionalismo
Representante da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp) explicou que a recente reestruturação das carreiras da Secretaria da Educação excluiram os aposentados dos benefícios. "Houve mudança nas faixas e níveis, mas os aposentados nunca vão chegar na última classificação. Isso é uma regressão". A professora ainda disse que o Estado vem desrespeitando a lei federal que estabelece o piso e da jornada da categoria.
O tenente Bruno Gobbo, comandante do Corpo de Bombeiros de São Carlos, explicou que a sede do grupamento foi recentemente reformada com recursos da prefeitura. Ele solicitou a cobertura da quadra de esportes da unidade, que além de permitir o condicionamento físico dos militares, é utilizada pela comunidade local. "Seria um investimento de cerca de R$ 100 mil", explicou.
Valter Jockner, diretor de Meio Ambiente de Nova Europa e presidente da Câmara Técnica Tietê-Jacaré, explicou que há no Estado cerca de cem lagoas de estabilização para tratamento de esgoto em municípios pequenos, mas que a maioria desses equipamentos está há 15 anos sem manutenção porque os municípios simplesmente não têm recursos para investir. Ele pediu a inclusão de obras de manutenção dessas lagoas no programa Água Limpa.
Cidadão de Ibitinga, Francisco Chagas Azevedo pediu investimentos para a duplicação de 65 quilômetros da SP-331 entre Ibitinga e a rodovia Washigton Luís, trecho que dá acesso aos municípios de Tabatinga, Nova Europa e Gavião Peixoto. Támbém solicitou a duplicação de seis quilômetros da SP-304, de Ibitinga ao bairro dos Coqueiros.
O vereador de São Carlos Equimarcilias de Souza Freire, pediu reiterou a necessidade de ampliação de 350 metros na pista do aeroporto, que, junto com a instalação de alfândega, permitirá o escoamento de produtos e a geração de 7 mil empregos. Também pediu verba para a Santa Casa, a instalação de um AME e de uma Fatec. "Nesses cinco anos de audiências públicas, não me lembro de qualquer reivindicação atendida", reclamou.
O cidadão Rosilei Aparecido Fransozo pediu a cessão de veículos para a guarda municipal e de máquinas para a conservação de estradas municipais, ampliação da pista do aeroporto, recuperação de escolas, instalação de vias de acesso para o bairro Quinta dos Buritis (que concentra cerca de 300 chácaras) e construção de ponte ligando Santa Eudóxia a Luiz Antônio, Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro. Também pediu maior participação do Estado no convênio que custeia o transporte escolar de alunos que vivem na zona rural.
Finalizando a reunião, o vice-presidente da CFOP destacou o caráter suprapartidário da comissão, e disse que no início das audiências públicas do Orçamento, há cinco anos, o Poder Executivo era contrário a essa ação do Parlamento. "Hoje, as audiências públicas são um patrimônio do povo paulista, que ajuda a elaborar as leis mais importantes do Estado, que são a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento anual.
A próxima reunião da CFOP será na sede do Consórcio Intermunicipal do ABC, em Santo André, no dia 21/6, a partir das 18h.
São Carlos: desenvolvimento científico e industrial
Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a cidade de São Carlos possui características especiais que a tornam um local de destaque sob vários aspectos. O clima ameno, com temperatura média anual de 19,6 ºC, somado às altitudes médias entre 800 e 1.000 metros, faz de São Carlos um local muito agradável, com inúmeras cachoeiras, curiosas formações geológicas e belíssimas paisagens.
O cerrado foi a vegetação original predominante, ocorrendo nos terrenos arenosos do planalto. Sobre as manchas de solos férteis existia uma exuberante vegetação da Mata Atlântica. Hoje, ainda há áreas de cerrado e fragmentos de mata preservada, incluindo vários exemplares de araucária de grande porte, árvore-símbolo da cidade.
Capital da tecnologia
O vigor acadêmico, tecnológico e industrial conferiu à cidade o título de Capital da Tecnologia. Suas universidades e centros de pesquisa são reconhecidos pela excelência e diversidade. A Universidade de São Paulo (USP), com dois campi na cidade, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecem ensino gratuito e de qualidade e já incorporaram à história de São Carlos suas contribuições à ciência e à capacitação profissional de milhares de alunos.
Reforçando o caráter de pólo de desenvolvimento científico e tecnológico, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mantém dois centros de atividades instalados na cidade: o Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste e o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária, produzindo tecnologia de ponta nas áreas de melhoramento genético bovino e de desenvolvimento de equipamentos agropecuários.
Instituída em 1984, a Fundação ParqTec é outro ponto de destaque neste cenário tecnológico. Trata-se de uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que tem o objetivo de gerenciar e promover o desenvolvimento do Pólo Tecnológico de São Carlos, a partir da transferência de tecnologia das universidades e centros de pesquisas para as empresas.
Diante da concentração de universidades e centros de pesquisas, São Carlos apresenta grande concentração de cientistas e pesquisadores: um pesquisador doutor (PhD) para cada 180 habitantes. No Brasil a relação é de um doutor para cada 5.423 habitantes. Graças aos centros de pesquisas São Carlos também ostenta outra importante marca: a média anual de registros de patente é de 14,5 patentes por 100 mil habitantes. No país essa relação é de 3,2 patentes por 100 mil habitantes. A cidade abriga ainda 39 cursos de graduação e 200 empresas são consideradas de alta tecnologia, em setores como ótica, novos materiais e instrumentação.
Já a atividade industrial é marcada pela presença de grandes indústrias: Volkswagen (motores), Tecumseh (compressores), Faber Castell (lápis), Electrolux (geladeiras e fogões), além de empresas têxteis, de embalagens, de máquinas, tintas, lavadoras, equipamentos ópticos e uma grande quantidade de indústrias médias e pequenas dos mais diversos setores de produção.
O comércio atende às necessidades da cidade e da região, oferecendo produtos e serviços de qualidade. E o setor agropecuário é importante na produção de leite, cana, laranja, frango, carne bovina e milho. São Carlos também é servida por excelentes estradas, que permitem o deslocamento com segurança e rapidez a São Paulo (cerca de 240 Km) e às principais cidades do Estado.
Eventos importantes marcam o calendário da cidade, atraindo visitantes e movimentando a economia local. Entre eles está a Festa do Clima, realizada anualmente no mês de abril há mais de 30 anos, conta com uma tradicional Exposição de Orquídeas, shows, artesanatos e barracas de comidas diversas.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações