Opinião - Era do Potencial Humano


19/06/2012 17:09 | Ed Thomas

Compartilhar:


*Estamos na Era do Potencial Humano, na qual o espírito e potencial humano se tornarão a força motriz por trás da iniciativa e da inovação. Potencial humano é a síntese de experiência, habilidade e conhecimentos reunidos na formação de talentos profissionais.

O talento está se tornando o grande diferencial competitivo, segundo pesquisa realizada pela ManpowerGroup (líder mundial em soluções inovadoras para a força de trabalho). Os resultados da Pesquisa sobre Escassez de Talentos 2011 podem ser resumidos da seguinte forma: as organizações em todo mundo relatam que não conseguem encontrar o talento que precisam no momento necessário, já que elas buscam cada vez mais competências específicas.

A falta de experiência e ausência de candidatos são os principais motivos da dificuldade dos empregadores para preencher os cargos. Na região das Américas (Brasil, EUA, Argentina, México, Panamá, Costa Rica, Canadá, Guatemala, Colômbia e Peru) foram realizadas 10.337 entrevistas por telefone e on line. Em termos regionais, empregadores nas Américas estão tendo mais dificuldades para preencher cargos do que a média global, com 37% dos empregadores relatando dificuldade para preencher vagas devido à escassez de talentos.

Os empregadores do Brasil, onde a recuperação econômica tem sido relativamente vigorosa, relatam mais dificuldade em preencher postos de trabalho, com 57% dos empregadores afirmando ter dificuldade em preencher as posições em aberto.

O tipo de vaga com maior dificuldade para ser preenchida devido à falta de talentos no mercado é a de técnico. O posto está em primeiro lugar na lista das 10 profissões com maior dificuldade de recrutamento de bons profissionais.

As competências técnicas (hard skills) são definidas como as habilidades específicas que uma pessoa deve ter para desempenhar a contento suas atividades profissionais. As hard skills podem ser adquiridas através da experiência acumuladas, pela leitura de manuais técnicos, conhecimento de processos de negócio ou implementação de metodologias específicas, com a exigência de certificações profissionais.

Apesar desse contexto, a pesquisa relata que apenas um em cada cinco empregadores está se dedicando a oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento para preencher essa lacuna.

A exigência do mercado torna-se nossa missão junto ao Poder Legislativo para o avanço dos cursos profissionalizantes no Estado de São Paulo, que possibilitem suprir essa necessidade do mercado. Cientes de que, para a efetividade das políticas públicas de geração de emprego e renda, devemos proporcionar às organizações profissionais qualificados tecnicamente, direcionamos o nosso trabalho para que haja mais pessoas certas nos lugares certos. Só assim os profissionais brasileiros poderão progredir, ao mesmo tempo em que se tornam importantes apoiadores das estratégias de negócios das empresas.

*Ed Thomas é deputado estadual pelo (PSB) e membro efetivo da Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa.

"O tipo de vaga mais difícil de ser preenchida é a de técnico"

alesp