Pinheirinho volta a ser tema na Comissão de Direitos Humanos


21/06/2012 14:45 | Da assessoria do deputado Marco Aurélio

Compartilhar:

A jornalista Fernanda Soares em seu depoimento na Comissão de Direitos Humanos, na sessão presidida pelo deputado Marco Aurélio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115558.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa colocou novamente a desocupação do Pinheirinho como tema de reunião, na tarde de terça-feira (19/6). Os deputados, entre os quais Marco Aurélio (PT), ouviram o relato da jornalista Fernanda Soares, que é diretora do Sindicato dos Jornalistas em São José dos Campos, e que foi uma das profissionais que acompanharam a reintegração de posse da área, em São José dos Campos, em 22/1.

A desocupação do Pinheirinho, com a retirada de quase oito mil pessoas do local, virou notícia em todo o Brasil e também em âmbito nacional. A ação da Polícia Militar foi criticada por ex-moradores, que se disseram vítimas de violência durante a reintegração, e por organismos ligados à defesa dos direitos humanos.

Para Marco Aurélio, o depoimento dado por Fernanda Soares confirma as informações do relatório do Conselho Estadual de Defesa da Pessoal Humana (Condepe), intitulado "A voz das vítimas". A jornalista disse que na desocupação as pessoas não tiveram tempo de retirar seus pertences de dentro de casa, havendo um clima de medo com as bombas de gás lacrimogêneo lançadas pela PM.

"É importante ouvir o relato de alguém que seja da imprensa e que não possui vínculo com partidos políticos. O que Fernanda demonstra que, infelizmente, no Brasil há a cultura da versão oficial e da versão verdadeira", afirmou Marco Aurélio.



marcoaurelio@al.sp.gov.br

alesp