Opinião - Dom Joviano, uma vida de estímulo à fé


25/06/2012 11:09 | Edinho Silva*

Compartilhar:


Recebi com profundo pesar a notícia da morte do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Júnior. Ele faleceu ontem à tarde, no Hospital São Francisco, aos 70 anos, após três anos de luta contra um câncer no intestino.

Dom Joviano foi o sétimo arcebispo metropolitano de Ribeirão, cargo que assumiu em 2006. Antes, foi o 5° bispo de São Carlos, diocese que assumira em 1996, onde ordenou 30 diáconos, 27 presbíteros e criou 14 paróquias.

Nascido em Uberaba (MG), em 1942, Dom Joviano ingressou no Noviciado da Congregação do Santíssimo Sacramento, em 1964. Ordenado padre, realizou estudos universitários em filosofia, ciências sociais e liturgia e pedagogia, o que lhe permitiu atuação pastoral voltada para a animação vocacional, litúrgica, familiar e ecumênica. Em toda sua vida, foi um estimulador da fé cristã.

Antes de São Carlos, serviu na Diocese de Santo André e arquidioceses de Uberaba e São Paulo, atuando ainda no exterior em Cleveland e Nova York (EUA) e em Dublin (Irlanda). Sua atuação o levou a exercer a função de secretário executivo e posteriormente o mandato de presidente da CRB Regional de São Paulo. Dom Joviano também se destacou como membro da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), membro do Conselho Permanente da CNBB e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB.

Como bispo delegado representou a CNBB em Congressos Eucarísticos Internacionais, como no Canadá em 2008, na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008 em Roma.

Em Ribeirão Preto, o tratamento contra o câncer não o impediu de trabalhar. Em seis anos, ordenou 16 presbíteros diocesanos e um religioso. Dedicado às letras, Dom Joviano era colaborador de vários jornais e revistas no Brasil e no exterior, além de ter publicado vários livro sobre liturgia.

Como católico e tendo iniciado minha carreira política nas bases da Igreja, conheci de perto o trabalho intenso de Dom Joviano quando era bispo da diocese de São Carlos, a minha diocese. Por diversas vezes dialogamos sobre o trabalho pastoral e sobre os desafios da Igreja. Sempre disposto ao diálogo e aberto a novas ideias que pudessem estimular a fé cristã. Neste momento de tristeza, deixo aqui o meu abraço aos seus familiares e a todos os irmãos católicos. O lema de Dom Joviano seja sempre presente na vida de cada um. "Deus está conosco!"



*Edinho Silva é deputado estadual, presidente do PT do Estado de São Paulo e ex-prefeito de Araraquara (2001-2008)

alesp