Parlamentares apresentam reivindicações na Rio+20


26/06/2012 09:01 | Da assessoria do deputado Beto Tricoli

Compartilhar:

Tricoli (à dir.) em evento na Rio+20<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115697.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membros do Partido Verde do Brasil e de mais 36 países participaram, durante a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, do encontro Global Greens, na segunda-feira, 18/6, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Os verdes entregaram oficialmente o documento elaborado no Global Greens, que aconteceu em Dakar, em março.

O evento faz parte da intenção da Federação Internacional dos Partidos Verdes de integrar os membros e discutir, em conjunto, mecanismos de troca de experiências e a necessidade do acompanhamento das políticas públicas ambientais em todo o mundo.

O Partido Verde entregou à cúpula mundial um documento que pede a criação de uma agência do meio ambiente na ONU, que substitua o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, propondo precificação de reservas naturais e a criação de uma corte internacional para julgar crimes ambientais. "A agência seguiria o modelo da Unesco", diz o deputado Trícoli, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, que participou do evento.

Ele explica que o documento pede que a economia verde seja uma das prioridades dos governantes, por meio de regras mais rígidas de construção, de utilização de energia e de substituição de subsídios. "O documento tem objetivos claros nos 3 eixos da nova economia: governança mundial, descarbonização da economia e o desmatamento zero".

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp