Presidente recebe projeto de lei que expande Operação Delegada

Matéria, a ser deliberada pela Assembleia Legislativa, prevê ampliação das medidas para todo o Estado
28/06/2012 19:43 | Da Redação, com informações do Portal do Governo do Estado Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Barros Munhoz e Geraldo Alckmin <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115876.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia no Palácio dos Bandeirantes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115877.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades, parlamentares e Geraldo Alckmin <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115878.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia no Palácio dos Bandeirantes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115879.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia paulista, deputado Barros Munhoz, recebeu do governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 28/6, projeto de lei que prevê a ampliação da Operação Atividade Delegada para todo o Estado de São Paulo. A operação foi implantada na capital em dezembro de 2009, onde conta com 3.718 policiais, e na cidade de Mogi das Cruzes, em março de 2011. Outros 43 municípios já mostraram interesse em aderir ao programa.

A operação trata de um convênio firmado entre as prefeituras e a Secretaria estadual de Segurança Pública, que permite aos policiais militares trabalharem por no máximo 12 dias por mês em suas folgas. O convênio tem duração de três anos.

"Com esse programa, as prefeituras ganham porque têm policiais militares fardados trabalhando para a segurança da cidade sob o comando da Polícia Militar. Quem ganha é o Estado, que terá maior efetivo policial nas ruas, o que vai reduzir os índices de criminalidade e dará maior segurança à população. Ganha também o policial que vai melhorar sua remuneração e vai trabalhar totalmente dentro da lei, fortalecendo a segurança pública e, principalmente, ganha a sociedade", afirmou o governador Geraldo Alckmin.

A prefeitura que tiver interesse em implantar a Operação Delegada deve procurar o comando da Polícia Militar e criar um projeto de acordo com as necessidades do município. A cidade também deve regulamentar uma lei municipal que autorize o trabalho do policial no dia de folga e então encaminhar um ofício para o Comando Geral da PM e outro para a Secretaria de Segurança Pública para aprovação.

alesp