A um plenário lotado de deputados de diversos partidos, o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, destacou, nesta quinta-feira, 28/6, na Assembleia Legislativa, a importância da aprovação do Projeto de Lei 65/2012, que autoriza o Executivo a realizar operações de crédito com instituições financeiras nacionais e internacionais para execução de obras na área de transportes. O secretário estava acompanhado pelo presidente do Metrô, Peter Walker, e pelo presidente da CPTM, Mário Bandeira. A reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), que contou com a presença de Fernandes, teve a participação intensa de parlamentares de diversos partidos, interessados em ouvir explicações do secretário a respeito da matéria, de autoria do governador, que na noite da mesma quarta-feira foi aprovado pela Assembleia: deputados José Zico Prado, Antonio Mentor, Luiz Cláudio Marcolino, Marcos Martins, Enio Tatto, Simão Pedro, Gerson Bittencourt e Luiz Moura (todos do PT), Estevam Galvão (DEM), Cauê Macris, Samuel Moreira, Maria Lúcia Amary e Carlão Pignatari, todos do PSDB, Carlos Cezar e Orlando Bolçone, os dois do PSB, Regina Gonçalves (PV), Olímpio Gomes (PDT), Vitor Sapienza (PPS), e Vanessa Damo (PMDB). O secretário demonstrou a projeção de crescimento da rede de transporte metropolitano até 2014, prazo também previsto para as obras a serem realizadas com os empréstimos autorizados. A Linha 18-Bronze, que ligará a estação Tamanduateí ao paço de São Bernardo, em 20 km de monotrilho, integrará a região ao sistema metroferroviário. A linha depois será estendida até o bairro Alvarenga, em São Bernardo. Essa obra também receberá aporte de cerca de R$ 400 milhões de recursos do governo federal, por meio do PAC da Mobilidade. Desafogo para a região leste Outra obra a ser financiada será a Linha 15-Branca do Metrô, que irá inicialmente ligar Vila Prudente à Penha, e permitirá integração com a Linha 2-Verde e o Monotrilho L2-Verde, ambos na estação Vila Prudente. O término da linha será na futura estação Dutra, e dará melhor solução à demanda da Linha 3-Vermelha do Metrô, explicou Fernandes. Será implantada a Linha 13-Jade da CPTM, o trem de Guarulhos, com 11,5 km de extensão, que suprirá a demanda de transporte para os 38 mil funcionários do aeroporto de Cumbica. A futura Linha 13 não concorrerá com o Trem de Alta Velocidade, que ligará aeroportos, portanto terá outro público, afirmou o secretário. Também devem ser contemplados o plano de modernização do Programa de Investimento Rodoviário do Estado de São Paulo. O valor total dos empréstimos a serem autorizados chega a R$ 7 bilhões. A íntegra do PL 65/2012 pode ser consultada no site da Assembleia Legislativa, através da página de pesquisa em http://migre.me/9Gg10.