Deputados aprovam em Plenário projeto da LDO 2013
29/06/2012 00:41 | Da Redação: Oriana Tossani, Marcos Fernandes e Marisa Mello Fotos: Vera Massaro
Os deputados aprovaram em sessão extraordinária nesta quinta-feira, 28/6, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (Projeto de Lei 290/2012), conforme o parecer da relatora Regina Gonçalves (PV) aprovado na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, na mesma data.
"Fizemos um levantamento dos principais programas e ações reivindicados nas audiências públicas do Orçamento para que pudéssemos incrementar os números definidos no Plano de Metas da LDO", explicou Regina. A deputada fez uma apresentação do aumento proposto pela relatoria nos diversos programas das secretarias estaduais. Esses termos foram compilados nas emendas de A a K, que foram aprovadas, assim como as emendas 1 a 58, constantes do parecer.
Foram aprovadas ainda as emendas dos deputados Carlos Giannazi (PSOL - emenda 7), André Soares (DEM - 78, 82, 85), Pedro Bigardi (PCdoB) e outros (260 e 262), Alex Manente (PPS - 932), Alencar Santana e bancada do PT (1.496, 1.540 e 1.601) e Regina Gonçalves (PV) e outros (1.731), que estabelecem que os valores dos orçamentos das Universidades Estaduais serão fixados na proposta orçamentária para 2013 respeitando, no mínimo, o percentual de 9,57% da arrecadação do ICMS; que o Poder Executivo deverá publicar, quadrimestralmente, no Diário Oficial do Estado, relatórios gerenciais de receitas e despesas, detalhando a execução orçamentária correspondente aos recursos aplicados em cada organização social; que será prevista na lei orçamentária para o exercício de 2013 a destinação de recursos do Tesouro para o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe); que serão realizados estudos visando à valorização das carreiras e dos vencimentos dos servidores do Estado; e que haverá incentivos fiscais à implantação de empreendimentos de geração e distribuição de energias renováveis e aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos.
Debate na CFO
Ainda durante a reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento que aprovou o relatório elaborado por Regina Gonçalves, deputados do PT que integram a comissão consideraram o parecer pouco ousado, diante dos problemas e necessidades que apontaram nas diversas áreas de atuação do Estado. "O aumento linear proposto para os programas será cumprido? Haverá recursos para isso? A prática do governo nos últimos anos tem sido desrespeitar essas metas", afirmou Enio Tatto (PT). A relatora argumentou que os aumentos propostos resultam de discussões com técnicos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, de modo a garantir sua viabilidade.
Os petistas Tatto, Luiz Claudio Marcolino e Simão Pedro votaram contra o parecer da relatora e a favor do voto em separado apresentado pela bancada do Partido dos Trabalhadores. Para eles, questões como a contrapartida do governo no aporte de recursos para o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e a gestão integrada do Estado através da atuação das regiões metropolitanas e aglomerados urbanos não foram devidamente contempladas no documento aprovado. Olimpio Gomes (PDT) também declarou voto favorável a 41 emendas não acolhidas pela relatoria do projeto.
A favor do parecer elaborado pela relatora da CFOP votaram os tucanos Cauê Macris, Maria Lúcia Amary e Mauro Bragato (presidente da comissão), André Soares (DEM), Regina Gonçalves (PV), Vitor Sapienza (PPS), Orlando Bolçone (PSB) e Vanessa Damo (PMDB).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições