Homenagem ao Tinoco do Brasil e a Música Sertaneja de Raiz


02/07/2012 16:00 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:

Luiz Carlos Gondim presidindo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg115995.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg115996.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem à Tinoco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg115997.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma homenagem especial ao Tinoco do Brasil e à Música Sertaneja de Raiz aconteceu no dia 25/6, no plenário Juscelino Kubitschek, por iniciativa do deputado Luiz Carlos Gondim. A solenidade contou com a presença do prefeito de Pratânia, Marcos Corrêa; José Carlos Perez, filho de Tinoco; e dos cantores Cacique e Pagé, Mogiano e Mogianinho, Juliano Gaiteiro, Tinoquinho e Moacir Franco.

A cerimônia começou com a apresentação musical da dupla Cacique e Pagé, afilhados de Tonico e Tinoco, da música Chico Mineiro, dos autores Francisco Ribeiro e Tonico. A pedido do deputado Gondim, a dupla interpretou outra música que comoveu todos os presentes. Logo em seguida, foi a vez de Mogiano e Mogianinho cantarem Tristeza do Jeca, do autor Angelino de Oliveira, e, quebrando o protocolo, o parlamentar pediu outra música.

O prefeito de Pratânia, cidade natal de Tinoco, fez questão de parabenizar a iniciativa do deputado Gondim de fazer a homenagem. Ele lembrou que a região de Pratânia é um celeiro de duplas sertanejas e autores consagrados da música raiz. "Parabéns deputado pela iniciativa. Tonico e Tinoco permanecerão para sempre em nossa lembrança e a dupla nunca morrerá porque estará viva em nossa cultura", ressaltou o prefeito.

Logo em seguida, a Orquestra de Violeiros de Mauá apresentou um vídeo com show do grupo junto com Tinoco. Juliano Gaiateiro cantou duas músicas: a primeira, Bom Jesus de Pirapora, dos autores Ado Benatti e Serrinha; a outra, a pedido do deputado Gondim.

O artista Moacir Franco fez uso da palavra e também elogiou a iniciativa de fazer a homenagem ao Tinoco do Brasil e à Música Sertaneja de Raiz. Também criticou as emissoras de rádio pela falta de espaço a esse estilo musical. "Não sei se esta Casa terá tão grande e digna sessão como esta. Parabéns deputado Gondim pela homenagem", reforçou.

O filho de Tinoco, José Perez, ressaltou que a intenção do deputado era fazer a homenagem com seu pai ainda vivo. "Infelizmente, não deu tempo". Ele aproveitou para agradecer a oportunidade e fez questão de falar do homem Tinoco, que sempre prezou pela ética. Logo em seguida, o cantor Tinoquinho interpretou Moreninha Linda, dos autores Tonico, Priminho e Maninho. Antes de encerrar sua apresentação, a pedido de Moacir Franco, Tinoquinho cantou outra música.

Em suas palavras, o deputado Gondim agradeceu a presença de todos os presentes à sessão solene. "Fizemos essa homenagem de forma descontraída e com muita música, a cara do Tinoco", comentou. Em seu discurso, o parlamentar enfatizou que esse estilo musical nasceu na zona rural e era cantado durante as manifestações religiosas, sendo reconhecido como o mais antigo do país. "Esse estilo musical também faz parte da própria cultura do Estado de São Paulo. E não se pode falar em raiz, sem destacar os grandes poetas e cantadores que sempre ajudaram a escrever a história da música caipira, como Tonico e Tinoco."

No final da sessão solene, Cacique e Pagé e Mogiano e Mogianinho cantaram a música Nossa Senhora Aparecida, que cativou e emocionou a todos os presentes.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp