Hospital de Barretos cuida há 50 anos de pacientes com câncer

Atendimento gratuito é bancado com doações
05/07/2012 17:12 | Da redação Monica Ferrero

Compartilhar:

Hospital de Cancer1<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116107.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Há 50 anos foi estabelecida em Barretos a Fundação Pio 12, entidade filantrópica destinada a tratamento de pacientes portadores de câncer. Atualmente, o hospital tem uma área construída de 70 mil m². São oito unidades de atendimento, que incluem um instituto de ensino e pesquisa, um hospital de atendimento infantil, e um instituto destinado à prevenção do câncer. É considerado o maior e mais avançado hospital oncológico do Brasil, com atendimento 100% via SUS.

Três mil pessoas de todo o país são atendidas diariamente por 250 médicos que trabalham com exclusividade e em tempo integral, secundados por 2,5 mil colaboradores. Os pacientes e seus familiares recebem atendimento multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais e voluntários da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer (AVCC).



História



Inicialmente, apenas quatro médicos faziam o atendimento, em Barretos, dos pacientes, geralmente pessoas de baixa renda, e sempre de forma gratuita, através do INPS: dr. Paulo Prata, dra. Scylla Duarte Prata, dr. Miguel Gonçalves e dr. Domingos Boldrini.

Logo a grande demanda de pacientes tornou o hospital pequeno. Então Paulo Prata, seu idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.

Em 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, assume sua gestão. Com ajuda de fazendeiros da cidade e da região inauguram em dezembro de 1991, o pavilhão Antenor Duarte Villela, onde passa a funcionar o ambulatório do novo hospital.



Reconhecimento



Em 2000, o Ministério da Saúde reconheceu o Hospital do Câncer de Barretos como o primeiro do Brasil em qualidade hospitalar. A Organização Nacional de Saúde (ONA) concedeu o Nível 1 de Qualidade em Saúde e, em 2011, o maior centro de oncologia do mundo, o MD Anderson escolhe a instituição como Hospital Irmão.

Em 2011, o hospital, após pesquisa feita pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, recebeu o primeiro lugar na categoria de serviços de procedimentos médicos e o terceiro lugar entre os melhores hospitais do Estado.

Por iniciativa do então deputado Bruno Covas (PSDB) " que atualmente é secretário estadual de Meio Ambiente - foi realizada em março de 2008, na Assembleia Legislativa, uma campanha de cadastramento de doadores de medula óssea para o hospital de Barretos. A atividade foi parceria com a Ordem DeMolay.

Os festejos dos 50 anos do Hospital do Câncer de Barretos Pio 12, em 2012, contaram com a participação do coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, deputado Itamar Borges (PMDB). Na ocasião, foi inaugurada a unidade infanto-juvenil, batizada de Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



Parceria internacional



O Institut de Recherche Contre les Cancers de l"Appareil Digestif (Ircad) é um instituto francês de pesquisa contra o câncer no aparelho digestivo e é o mais importante centro de tecnologia e pesquisa em cirurgia no mundo. Foi fundado em 1996, na cidade de Estrasburgo, França, pelo professor Jacques Marescaux, com o objetivo de criar um centro onde poderiam se desenvolver novas tecnologias em cirurgias invasivas e investigações.

O Ircad tem uma unidade em Taiwan e outra em Barretos, dentro do complexo hospitalar. A cada ano, em média, 3.500 cirurgiões provenientes de 70 países são treinados e supervisionados por 900 experts internacionais em cirurgias contra tumores no sistema digestivo.



Arrecadação de fundos



Para arrecadar recursos para a manutenção do Hospital do Câncer de Barretos e ampliar suas atividades, são iniciadas campanhas e leilões. Uma dessas atividades foi a realização, em 1998, do show Amigos, durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que arrecadou US$ 1 milhão. Em 2001, toda a renda do primeiro CD Direito de Viver, gravado por grandes nomes da música brasileira, é destinada ao hospital.

No site da instituição (http://hcancerbarretos.com.br) pode ser consultada a agenda de eventos. Na mesma home page, é possível fazer doações. Também pode ser consultada a rota das seis unidades móveis de prevenção. Trata-se de ônibus adaptados para realizar exames em todo o Brasil.

Se o exame diagnosticar câncer, o morador, seja ele de qualquer cidade brasileira, é encaminhado para o devido tratamento no Hospital do Câncer. O complexo conta com albergue para pacientes (casos simples) e para acompanhantes de internados. Além disso, muitos estados mantêm pensões no entorno do hospital para abrigar esses cidadãos.

O hospital continua crescendo com a ajuda da comunidade, de artistas da iniciativa privada e participação financeira governamental. Uma maneira que o hospital encontrou de homenagear as pessoas que contribuem com esta causa é colocar nos pavilhões os nomes desses artistas.

Por todo o Brasil, são realizados leilões e festas para a arrecadação de fundos. Em julho, os eventos serão o 5º Leilão Direito de Viver de Pitangueiras (SP), dia 7/7; o 1º Leilão Direito de Viver de Vitória Brasil (SP); o 4º Leilão Direito de Viver de Magda (SP), em 22/7, sendo que no mesmo dia realiza-se o 14º Leilão Direito de Viver em Carneirinhos (MG).

alesp

Av. Pedro Alvares Cabral, 201 São Paulo · CEP 04097-900 · PABX 3886-6000