Revolução de 32 completa 80 anos e recebe homenagem na Assembleia

Governador foi um dos homenageados com a Medalha 9 de Julho
09/07/2012 16:17 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Edson Ferrarini, Mário Ventura, Geraldo Alckmin, Antonio Sergio Ribeiro, Antonieta Ribeiro e Vitória Frugoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116152.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Sergio Ribeiro e Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público e familiares dos veteranos de 32 prestigiam solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116154.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entre os homenageados, o ex-combatente José Mango (à dir.), de 99 anos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116155.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Olimpio Gomes (PDT), autor do requerimento para a realização da solenidade em comemoração aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, abriu a cerimônia no plenário Juscelino Kubitschek, nesta segunda-feira, 9/7. O governador Geraldo Alckmin foi um dos condecorados com a Medalha 9 de Julho, entregue pelo presidente da Associação dos Veteranos de 32, cel. Mário Fonseca Ventura.

Segundo Olimpio Gomes, a Comissão de Outorga da Medalha 9 de Julho decidiu homenagear também o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, que não pode comparecer, por força de compromisso no exterior, mas em vídeo agradeceu ao colega Olimpio Gomes. Munhoz disse que 32 tem um significado especial para São Paulo e para a história da democracia no Estado, que lutou pela Constituição. Munhoz lembrou o pai, ex-combatente de 32, e afirmou que reverenciará a medalha que simboliza o movimento que honrou os paulistas e a Polícia Militar de São Paulo.

Igualmente filho de um combatente de 32, o deputado Edson Ferrarini (PTB) relatou os feitos do pai. Em seguida, cumprimentou Geraldo Alckmin por importante iniciativa: "Hoje, o governador assina uma relevante decisão para os 41 veteranos vivos, que é a reforma do Mausoléu de 32."

Mais um vídeo exibido teve o intuito de lembrar a leitura feita pelo ex-combatente Gino Struffaldi (falecido recentemente) durante solenidade, na Assembleia, em referência à Revolução de 32, de poema de Paulo Bonfim, o poeta dos constitucionalistas.

Mario Ventura agradeceu ao governador pela decisão de reformar o Mausoléu dos Herois de 32 e sugeriu a criação de um memorial para o tema.



Mais homenagens

Também foram homenageados o presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori, o procurador geral de Justiça, Márcio Rosa, os ex-governadores Laudo Natel, Cláudio Lembo, Luiz Antonio Fleury Filho, o gal. de Exército Ademar Costa Filho, comandante do Sudeste, o vice-almirante Luiz Sá Gusmão, comandante do 8º Distrito Naval, o brigadeiro José Ferreira Malta, comandante do 4º Comar, o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o presidente do Tribunal da Polícia Militar, cel. PM Orlando Geraldi, e o comandante da Polícia Militar de São Paulo, Roberval França.

Entre as personalidades que foram agraciadas com a Medalha 9 de Julho estavam Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo; Antonio Sergio Ribeiro, historiador e diretor do Departamento de Documentação e Informação da Assembleia Legislativa; Vitória Frugoli, também funcionária da Casa; Francis de Azevedo, Amado Rúbio, cap. Anisio Araujo dos Santos, Alexandre Raposo (Rede Record), José Carlos Silva (vice presidente da Jovem Pan), Luis Frias (Grupo Folha), Plinio Bofeti (Grupo Estadão), Gilberto Laifer (Rede Globo) e a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O ex-combatente José Mango (com 99 anos), um dos 41 veteranos vivos prestigiou a solenidade e também foi condecorado com a Medalha 9 de Julho.

Olimpio Gomes recebeu placa de homenagem dos veteranos de 32 e em seguida apresentou o quadro da presidente da Comissão de Familiares dos Herois de 32, Camila Giudici, em homenagem aos ex-combatentes. A obra foi doada por Thiago de Moraes, neto de ex-combatente, e passa a fazer parte do acervo da Revolução de 32, da Assembleia Legislativa.

A família do ex-deputado Guilherme Gianneti recebeu a homenagem (in memorian). Gianneti foi autor da lei que transformou em feriado estadual a data histórica de 9 de julho, que marca a Revolução de 32.



Restauração do Obelisco

Ao final, Geraldo Alckmin assinou o documento que autoriza a restauração técnica e arquitetônica do Obelisco, marco dos Herois de 32, e também o projeto de lei que reajusta o valor da pensão dos ex-combatentes de 32.

Alckmin lembrou o agricultor Paulo Vírginio, que morreu em Cunha, nas mãos de soldados governistas, porque se recusou a dizer onde se encontravam as tropas paulistas. Suas últimas palavras seriam: "Morro mas São Paulo vence".

As obras no mausoléu estarão em andamento no ano que vem e, ainda segundo o governador, no museu da Polícia Militar haverá um espaço para a história de 32, além de ser recuperada área que pertencia ao batalhão da antiga Força Pública, no Parque Dom Pedro, na capital paulista.

alesp