Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Hosana Ortiz: Prêmio da Bienal de Roma

Um incentivo na defesa da Amazonia
11/07/2012 09:23 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

museu - Prêmio da Bienal de Roma <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hosana Ortiz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116180.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Colibris Na Floresta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por delegação do presidente Giuseppe Chiovaro e da senhora Lívia Bucci, respectivamente presidente e representante no Brasil da Bienal de Roma, o Superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa, Emanuel von Lauenstein Massarani entregou oficialmente a artista Hosana Ortiz o prêmio que lhe coube na ultima Bienal de Arte Internacional realizada nas tradicionais Salas do Bramante na Cidade Eterna.

Especialmente compareceu à cerimônia uma delegação da cidade de Extrema, na fronteira de São Paulo com Minas Gerais, tendo a frente o presidente da Câmara Municipal, Vereador José Maria do Couto e a secretaria de Turismo Ana Paula Odoni e o secretário da Cultura Pablo Farina, bem como a artista Elizabeth Almendra.

Na ocasião o critico Emanuel von Lauenstein Massarani teceu elogios ao trabalho pictórico da artista que defende em suas obras o verde e principalmente a preservação da Amazônia brasileira. O presidente do legislativo de Extrema manifestou seu contentamento pela conquista obtida pela artista e a conseqüente projeção daquela cidade mineira no cenário artístico internacional.

Na foto, aspectos da entrega do prêmio.

A obra da artista: uma fusão

entre realidade e sonho

Hosana Ortiz possui uma linguagem exuberante que corresponde ao fervor de sua criatividade. Sem vínculos de ordem estilística, utilizando uma multiplicidade de recursos estéticos, diversidade de intuições, mutação de instancias, consegue aplicar uma eclética pesquisa de idéias e de motivações.

A caracterizar e distinguir a pintura dessa artista paranaense é sua paixão profunda pela natureza brasileira, de modo especial a da Amazônia, que a exemplo dos homens de bem desejam preservada.

Ela constrói uma realidade participada utilizando um cromatismo vigoroso e seguro, onde imagens de árvores, troncos, folhas e aves inverossímeis aparecem em suas telas, quase como um jogo de visão cosmológica e psicológica de um mundo que não deve desaparecer.

Ou se crê ou não se crê! Ou se ama ou não se ama! Hosana Ortiz crê e ama o que faz pois não pertence ao mundo dos desiludidos ou muito menos ao mundo dos medíocres, mas a um mundo criativo onde crer e amar significa derrubar as barreiras entre os seres humanos para a formação de um mundo mais humano capaz de superar, condicionar e sobretudo dominar o processo tecnológico. A artista o faz ensinando e pintando.

A obra "Colibris na Floresta" doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é resultado de uma extraordinária fusão entre realidade e sonho.

A Artista

Hosana Ortiz, pseudônimo artístico de Lázara Hosana Pereira Tesser Ortiz (nome artístico Hosana Ortiz) nasceu em Peabiru, Paraná, no ano de 1959. Aos 14 anos, iniciou sua vida profissional como desenhista num escritório de arquitetura em Campo Mourão, Paraná. No ano seguinte realizou sua primeira exposição como artista plástica. Aos 18 anos, mudou-se para Curitiba para estudar e trabalhar, onde atuou como desenhista na empresa Kepler Weber de 1974 a 1981. Nesse período, participou do Atelier Luiz Andrade Lima onde fez cursos de desenho e pintura e realizou exposições.

Em 1983, mudou-se para Dourados, MS, onde cursou a Faculdade de Educação Artística. Em 1985 assumiu a Coordenação de Eventos Culturais na Fundação de Cultura, elaborando e executando vários projetos. Em julho de 1991, transferiu-se para Erexim, RS onde abriu seu "Atelier de Artes Plásticas Hosana Ortiz", com cursos e espaço para exposições. Em 1994, retorna para Curitiba onde ministra cursos e palestras sobre História da Arte na Galeria Sérgio Camargo e na Casa Lilás.

Participou ainda de exposições na Galeria Luiz Andrade Lima, Curitiba " PR (1979); I Sociarte, Dourados, MS (1985); II Sociarte, Dourados, MS (1986); "Boxexas", Dourados, MS, II Salão de Artes de Dourados, MS, III Sociarte, Dourados, MS, Projeto Convívio, Dourados, MS (1987); "Kinho-Cello-Socigran", Dourados, MS, "Novos Ousados", Terraço"s II, Dourados, MS, III Salão de Artes de Dourados, MS (1989); Projeto Aranha, Socigran, Dourados, MS, VI Mostra Guaicuru de Artes Plásticas, Socigran, Dourados, MS, I Mostra de Artes "Clube Indaiá", Dourados, MS; "Kinho, Genesi, Lorita", 1881, Primeiro Espaço, Dourados, MS, II Socigran, Dourados, MS; "Artesania Plástica", Pedro Juan Cavallero, Paraguay, (1990); II Arteporã, Ponta Grossa, MS; Pedro Juan Cavallero, Amambay, Paraguay; Galeria de Arte Moderna, Dourados, MS; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, (1991); XIII Coletiva de Artes Erechim, RS, (1992); Galeria Camargo, Curitiba, PR (1994); Exposição Permanente, Atelier Hosana Ortiz, (1995 à 2008). Centro Cultural de Extrema, MG (2009, 2010); Espaço Cultural Candido Portinari, SP, (2010).

Atualmente vive em Extrema, MG onde instalou seu atelier e realiza um curso de artes plásticas no Centro Cultural local. Foi premiada na 9° Bienal de Arte Internacional de Roma e possui obras em diversas coleções particulares e oficiais em vários Estados do Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp