Elizabeth Almendra conquista o 1° Prêmio da Bienal de Roma por seu lirismo e poesia


12/07/2012 16:33 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Elizabeth Almendra e Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116192.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vibrações Femininas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116193.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Elizabeth Almendra foi homenageada esta semana com a entrega do 1° Prêmio da IX Bienal de Arte Internacional de Roma, em cerimônia realizada no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo em cujo acervo está presente uma de suas mais recentes obras.

A entrega do prêmio foi feita pelo critico Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural a pedido do presidente da Bienal romana, professor Giuseppe Chiovaro, e contou com a presença de diversos artistas e amigos da pintora.

A artista foi convidada para expor suas obras em outubro próximo no Espaço Cultural Candido Portinari, no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.



Visíveis vibrações das cores e da alma

Quando a visão se faz etérea impalpável, transparente, Elizabeth Almendra se realiza integralmente na sua dimensão humana e artística pois escreve e pinta seus sonhos com a universal linguagem da arte onde a presença da cor se sintoniza em lírica vibração com o canto da poesia.

Através da textura do desenho e da cor com um respiro metafísico as figuras delineadas pela artista, parecem decantadas do peso da realidade para assumir a mensagem de um mundo perdido e poeticamente reencontrado com uma perspectiva repleta de esperanças.

O seu centro temático é a figura feminina colhida através de seus vários aspectos e atitudes de vida. Tanto os vultos quanto os corpos constituem um condensado plástico de psicologia e concentram valores pictóricos em perfeita coerência com o contexto.

Envolvidas por véus de luzes e sombras, as figuras de Elizabeth Almendra vivem na sua maioria solitárias, na plenitude de uma graça linguística e cromática. Trata-se de uma pintura de luz, às vezes plena, fugitiva, trêmula, frágil, tenra como o amor.

Da obra "Vibrações Femininas" doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo nasce uma indefinível sensação de movimento, de força e de vida onde são visíveis as vibrações de suas cores e de sua alma.

A Artista

Elizabeth Almendra, pseudônimo artístico de Elizabeth Almendra Andrade nasceu em São Paulo onde especializou-se em art. Noveaux, biscuit, vitral, além de técnicas em acrílico e estamparia em tecido (1980). Estudou óleo sobre tela no atelier Anna Wilma (1990).

Participou de curso de desenho no SESC de Taboão da Serra (1993) e pintura especifica em óleo sobre tela e desenho anatômico no Atelier Anna Wilma (1997 " 2001). Especializou-se em pintura contemporânea e abstrata, texturas e figurativo em geral (2006), grafite, hidrográfica, nanquim, guache (2007) e em pintura abstrata no Atelier Elmi Accioli, com Di Perondi (2006 " 2008). Formou-se em artes plásticas e design na Escola Panamericana de Arte (2008).

A partir de 1992 participou de inúmeras exposições no Arts Atelier de Pintura e Galeria, Casa da Cultura pela Abra (1996), III Salão Vinhedense de Artes Plásticas (2002), "Dia das Mães" na Casa da Fazenda, ABACH - Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (2008), "Quanto mais gente mais quente", no Clube Paineiras do Morumbi, ABACH (2008). "Bossa Nova 50 anos" no Café Journal, SP, em Santos, na Aliança Francesa do Brooklin e do Butantã, e no Metrô Ana Rosa (2008), "Férias na Fazenda" na ABACH (2008), "Novo Tempo... Novo Olhar..." na Galeria Mali Villas Boas (2008), "Amigos da Arte" no Ilha Porchat Clube, ABACH (2008), "Mistérios da Alma Feminina" Galeria Mali Villas Boas (2008), "I Exposição Nacional de Artes Plásticas", Academia Latino-Americana de Arte no JocKey Clube S.P (2008), "Referências da Arte Contemporânea no Mundo Atual" no Café Journal e Galeria Mali Villas Boas (2008), "21ª Exposição de Artes de Pinheiros" Associação Comercial Distrital Pinheiros no Clube Paineiras do Morumbi (2008), Feira Internacional de Arte em Lisboa (2008), "Arte Mundial" no Jacob Javits Center, em Nova York, EUA (2009) e Artmar Navio Ópera da MSC.

Em janeiro de 2012 conquistou o 1° prêmio na Bienal de Arte Internacional de Roma e possui obras em diversas coleções particulares e oficiais nos Estados Unidos, na Europa, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp