Opinião - Lei do Teste do Pezinho completa 11 anos
A Lei 10.889/2001, que tornou obrigatório e gratuito o diagnóstico precoce da fenilcetonúria e do hipotireoidismo congênito nos recém-nascidos em hospitais e em maternidades do Estado de São Paulo completa 11 anos. A Lei do Teste do Pezinho " como ficou popularmente conhecida " foi originalmente apresentada ao Poder Legislativo a partir desse projeto que considero um dos mais importantes de minha trajetória política, formada por dois mandatos de vereador e cinco consecutivos de deputado estadual.
A criação do projeto de lei partiu de uma sugestão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Por isso, o primeiro passo foi demonstrar à Assembleia Legislativa a importância da obrigatoriedade e da gratuidade da realização do Teste do Pezinho. Nesta fase, toda a atividade contou com o apoio dos membros que integravam a diretoria da Apae São Paulo, que foram responsáveis por me orientar quanto à elaboração do projeto de lei.
Na época, o projeto de lei também previa a realização regular de campanha informativa permanente de atenção sobre a importância do diagnóstico precoce destas doenças na forma de folhetos impressos, anexados ao documento de identificação das gestantes, e de cartazes que deveriam ser afixados nos hospitais e maternidades, além dos postos e das unidades de saúde.
O projeto de lei, que serviu de referência em nível nacional, previa ainda o descredenciamento dos serviços complementares de saúde que não cumprissem as suas determinações. Afinal, tornava-se desnecessário informar que a simples atitude de se realizar o exame faria com que as doenças responsáveis por sequelas irreparáveis no pleno desenvolvimento mental e físico da criança seriam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas. E, para que isso ocorresse, insisti que a coleta fosse efetuada na primeira semana de vida da criança e que as amostras devessem ser enviadas o quanto antes para um laboratório.
O Teste do Pezinho é um exame de prevenção que coleta gotas de sangue do calcanhar do bebê com a intenção de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas a tempo, podem levar à deficiência intelectual e provocar prejuízos à qualidade de vida das crianças. Por meio deste procedimento, os médicos podem diagnosticar a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito, além de doenças como a anemia falciforme e demais hemoglobinopatias (conjunto das doenças ocasionadas por defeitos na hemoglobina, presente nas hemácias).
Atualmente existem diferentes tipos de exames do pezinho. O Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, onde cobre a identificação de quatro doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística). O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê três fases do Teste do Pezinho, em que os estados devem se adequar. A primeira fase detecta as doenças fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, a segunda inclui a anemia falciforme e, a terceira fase, a fibrose cística.
*Edmir Chedid é advogado, deputado estadual pelo Partido Democratas e presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
"O Teste do Pezinho é um exame de prevenção para impedir o desenvolvimento de doenças que podem provocar prejuízos à qualidade de vida das crianças."
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações