IPT é referência nacional na pesquisa brasileira

Atuação é multidisciplinar, dividida em 12 centros tecnológicos
18/07/2012 17:18 | Da Redação:

Compartilhar:

Edifício sede do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116279.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geóloga do IPT Fabiana Checchianato atua junto a comunidade rural <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116285.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> IPT <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116287.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Sua missão é criar e aplicar soluções tecnológicas para aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida.

Há 113 anos a instituição vem colaborando para o processo de desenvolvimento do país. O IPT é referência nacional na área metrológica, com diversos laboratórios acreditados pelo Inmetro. Além dos projetos em pesquisa, desenvolvimento e inovação já existentes, estão sendo ampliadas as áreas de atuação em biotecnologia, novos materiais e bioenergia. Todas as grandes obras civis no Estado de São Paulo e do Brasil tiveram a participação do IPT.

Com 12 centros tecnológicos, o IPT conta o que permite à instituição atuar de forma multidisciplinar, contemplando os mais diversos segmentos como energia, transportes, petróleo e gás, meio ambiente, construção civil, cidades, segurança. Alguns dos centros são o de Centro de Engenharia Naval e Oceânica, de Integridade de Estruturas e Equipamentos, Centro de Metrologia Mecânica e Elétrica, de Tecnologia de Recursos Florestais e de Têxteis Técnicos e Manufaturados.

Dentro destes centros há 31 laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas " inovação, pesquisa e desenvolvimento, serviços tecnológicos, desenvolvimento e apoio metrológico, informação e educação em tecnologia.



História



O Instituto de Pesquisas Tecnológicas originou-se a partir da criação do Gabinete de Resistência dos Materiais, em 1899, num pequeno anexo da Escola Politécnica. Em 1904, os engenheiros Paulo Cavalheiro, Alcides Barbosa e Hippolyto Pujol realizaram um ensaio de tração em cimento no laboratório, que se tornaria IPT.

Eram os primeiros estudos realizados no Brasil sobre as características e resistência de diversos materiais utilizados na construção civil. Esses estudos dariam um apoio importante à urbanização do país, e se tornaram a primeira compilação de ensaios para avaliação da qualidade e resistência dos materiais na construção civil.

Em 1926, o engenheiro Ary Frederico Torres cria o Laboratório de Ensaios de Materiais (LEM), que, em 1934, é transformado no atual IPT. Na década de 1940, o instituto é transferido para a Cidade Universitária, no Butantã, capital.

alesp