21 anos da Lei de Cotas para Portadores de Deficiência


24/07/2012 16:46 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Morando e Alckmin na comemoração à Lei de Cotas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116424.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Estado de São Paulo possui hoje 47,6% de pessoas portadoras de deficiência trabalhando, o que significa 26 mil trabalhadores.

Orlando Morando (PSDB), juntamente com Geraldo Alckmin e José Serra, participou nesta terça-feira, 24/7, das comemorações pelos 21 anos da Lei de Cotas, que visa aumentar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O evento foi realizado no Pátio do Colégio, localizado no centro da capital do Estado. "Temos um desafio: passar de 50% e ser, então, o primeiro estado do Brasil com o maior número de pessoas, portadoras de deficiência, contratadas", disse Alckmin.

O governador afirmou ainda que o investimento contínuo na qualificação profissional de pessoas com deficiência é fundamental para que a meta seja atingida: "Estamos aumentando as vagas do [programa] Via Rápida, onde os trabalhadores têm a oportunidade de fazer cursos em, no máximo, dois meses, recebendo bolsas, e rapidamente podendo trabalhar".

Morando atua nesta área, encaminhando recursos oriundos do governo do Estado a entidades como a Avape e a Apae, entre outras, que têm como missão promover pessoas com deficiência. "É importante investir em entidades que atuam no atendimento e na defesa de direitos, viabilizando a inclusão, reabilitação e capacitação de pessoas com todo tipo de deficiência, objetivando sua autonomia, segurança e dignidade para o exercício da cidadania", comentou o parlamentar.



omorando@al.sp.gov.br

alesp