Sucen opera de forma articulada com o SUS no controle de endemias


30/07/2012 17:30 | Da Redação: Walkyria di Pietro

Compartilhar:

Treinamento de técnicos no combate dengue <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116500.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen)foi criada em 1970, pelo Decreto-Lei 232/1970. É uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e tem por finalidade promover o efetivo controle das doenças transmitidas por vetores e seus hospedeiros intermediários. Realiza pesquisas e atividades necessárias ao avanço científico e tecnológico, cooperando técnica e financeiramente com os governos municipais (como executores das ações locais de controle), bem como subsidiando-os no controle de artrópodes peçonhentos e incômodos, além de outros animais envolvidos na cadeia epidemiológica das doenças transmitidas por vetores.

A autarquia opera de forma articulada com os vários órgãos e instâncias que participam do Sistema Único de Saúde (SUS), pactuando os programas de controle das doenças transmitidas por vetores e hospedeiros intermediários, entre elas malária, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose visceral, leishmaniose tegumentar, dengue, febre amarela e febre maculosa, e outras doenças transmitidas por vetores de importância epidemiológica. Colabora em programas de pesquisa e ensino, e divulga tanto as informações referentes aos programas quanto as relativas à pesquisa e de ocorrências epidemiológicas. Desenvolve também atividades de informação, educação e comunicação, visando mobilizar a população a participar das atividades de controle de vetores e hospedeiros intermediários.

A Sucen é uma instituição de longa tradição, cujas origens remontam à Inspetoria de Higiene Pública da Província de São Paulo, criada em 1884.

Durante sua existência, o serviço sanitário foi submetido a diversas reformas. Instituições foram desativadas, aglutinadas, modificadas ou ampliadas. Hoje, instituições como o Instituto Adolfo Lutz ou o Instituto Butantan são exemplos relevantes das alterações implementadas no decorrer dos anos, e o mesmo aconteceu com a Sucen. Herdeira de atribuições exercidas pela antiga Inspetoria de Profilaxia do Impaludismo, pelo então Serviço de Profilaxia da Malária, pelo Serviço de Erradicação da Malária e Profilaxia da Doença de Chagas, pela Campanha de Controle da Esquistossomose, pela Superintendência de Saneamento Ambiental, a Sucen é hoje o órgão responsável pelo controle das questões sanitárias que atingem, de forma endêmica, a população do Estado de São Paulo. Para tanto, desenvolve programas voltados à prevenção e ao controle de tais moléstias, como controle da dengue e da febre amarela; da malária; da doença de Chagas; da Leishmaniose; da esquistossomese; assim como o Programa de Assessoria a Municípios.

Amplo e profundo conhecimento sobre tais endemias, suas formas e mecanismos de transmissão, locais e condições de ocorrência, meios e métodos de combatê-las constituem, entre outros aspectos, pressupostos necessários e indispensáveis ao desenvolvimento de suas atividades. Além de valer-se de fontes externas, a instituição tem contribuído com pesquisas realizadas por seus integrantes.

Com sede na capital do Estado, no bairro da Luz, a autarquia tem como superintendente Moisés Goldbaum, e, na diretoria técnica, Antonio Henrique Alves Gomes e Guilherme Antonio de Moura Costa.

alesp