Presidente da Assembleia Nacional de Quebec visita Parlamento paulista

Jacques Chagnon também comanda a Confederação Parlamentar das Américas
02/08/2012 18:49 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Estevam Galvão e Barros Munhoz recepcionam Jacques Chagnon, presidente da Confederação Parlamentar das Américas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116555.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares recebem presidente da Assembleia Nacional de Quebec<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116556.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Os temas tratados são o fortalecimento do Legislativo e a integração entre os parlamentos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116557.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O fortalecimento do Le­gislativo e a integração entre os parlamentos foram os temas tratados na visita de Jacques Chagnon, presidente da Confederação Parlamentar das Américas (Copa) ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, realizada nesta quinta-feira, 2/7. Também participaram do encontro os deputados Estevam Galvão (DEM) e Rita Passos (PSD) e o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Joares Ponticelli, deputado estadual de Santa Catarina.

"Quanto mais forte o Legislativo, mais forte a democracia", asseverou Munhoz, que considera positiva a troca de ideias sobre outras experiências mundiais.

Chagnon, que também é presidente da Assembleia Nacional de Quebec, observou que, pelo fato de o Canadá ter um regime parlamentarista, a relação entre os poderes é mais igualitária. "O parlamento tem audiências semanais com o primeiro-ministro, o que, segundo ele, facilita o diálogo, as cobranças e a fiscalização", ressaltou.

Rita Passos também defende essa troca de experiências. Ela ressaltou a informação passada por Chagnon que, para ser ministro no Canadá, o indicado deve de ter sido deputado. "Isso demonstra prestígio ao Parlamento e à democracia", afirmou. Participaram ainda do encontro o diretor da Unale Lauri Gisch e a secretária da Copa Anne Marie.



Confederação Parlamentar das Américas



A Copa é uma organização que reúne os congressos e as assembleias parlamentares dos estados unitários, federais, federados e associados, os parlamentos regionais e as organizações interparlamentares das Américas. A instituição favorece a cooperação interamericana e a integração continental.

Chagnon elenca desafios que transcendem fronteiras. Durante sua gestão à frente da Copa, ele propôs temas para nortear os trabalhos dos parlamentares: combate à mortalidade infantil; aumento da taxa de escolarização de nível secundário (11 anos de estudo) de pessoas de 25 anos ou mais de idade; eliminação da disparidade salarial entre gêneros; e proteção dos recursos hídricos.

alesp