Bebedouro discute crise da safra da laranja


06/08/2012 11:40 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Luiz Claudio Marcolino e representantes Agricultura Familiar da região de Bebedouro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116621.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 19/7, Luiz Claudio Marcolino (PT) esteve na superintendência do Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), acompanhado de representantes do Movimento do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura Familiar da região de Bebedouro, para discutir uma solução para o problema da safra de laranja naquele município.

Segundo o presidente da Cooperativa Orgânica da Agricultura Familiar (COAF) de Bebedouro, que representa 1.500 agricultores familiares na região, Cássio Izique Chebabi, a crise internacional prejudica a exportação e preocupa os agricultores locais. Segundo a COAF cerca de 60 milhões de caixas da fruta estão encalhados e correm o risco de irem para o lixo caso não seja tomada nenhuma medida. "Tem indústria de suco fechando na cidade, e o pequeno agricultor não terá como resistir à perda da safra", disse Chebabi.

Para o deputado, além de medidas para resolver o problema da exportação, como a inclusão do suco da laranja na cesta básica e no Programa de Aquisição de Alimentos) do governo federal, o momento é oportuno para discutir como potencializar e estruturar mais e melhor a produção de suco da laranja e o consumo do produto no Estado. "Precisamos rediscutir a monocultura paulista baseada na cana-de-açúcar, para que agricultores de outras culturas, como a laranja, não corram o risco de morrerem à míngua depois de anos de trabalho", disse.



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp