Repovoamento de lagos formados por hidrelétricas


02/08/2012 17:37 | Da Redação

Compartilhar:

Lago artificial da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por entender que as regiões dos lagos formados por hidrelétricas são ricas em belezas naturais e tem todas as condições para se firmar como polos turísticos importantes, o deputado Mauro Bragato (PSDB) apresentou o PL 479/2012, que obriga o repovoamento dos lagos por meio de soltura mensal de alevinos de espécies adaptadas ao ambiente natural.

O projeto determina ainda que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), seja a responsável por definir a quantidade e as espécies de alevinos que devem ser soltas mensalmente. Às empresas concessionárias de energia cabe executar o repovoamento de alevinos nas usinas hidrelétricas sob sua responsabilidade.

A preocupação de Bragato é fomentar o turismo nos lagos formados, garantindo uma atividade de grande importância no contexto econômico e social, envolvendo uma gama de recursos naturais, sociais, culturais e econômicos e suas inter-relações. (JB)

alesp