Assembleia homenageia nordestinos e comemora os 100 anos de Luiz Gonzaga


06/08/2012 16:09 | Da assessoria do deputado Fernando Capez

Compartilhar:

Olimpio Gomes, Sergio Tiezzi, Walter Feldman, Fernando Capez, Roberval Ferreira França, Francis Bezerra e Mauro Arce<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB), realizou-se no dia 1º/8 solenidade para entrega do diploma Personalidade Nordestina. A data serviu também para comemorar o centenário de nascimento do cantor Luiz Gonzaga (1912-1989), maior personalidade nordestina do mundo artístico, como amplamente destacado pelos convidados que acompanharam o ato solene no auditório Franco Montoro.

À abertura do evento, Capez lembrou a importância dos nordestinos na construção de São Paulo, não por sua força de trabalho como pelas tradições, músicas e culinária. "A Assembleia Legislativa de São Paulo sentiu-se na obrigação de homenagear Luiz Gonzaga, pernambucano de Exu, pelo centenário e, em sua pessoa, agradecer a contribuição do povo nordestino a São Paulo", declarou. Foi homenageado também o descendente de nordestinos Roberval Ferreira França, atual comandante da Polícia Militar de São Paulo.

Marcaram presença no evento o ex-presidente da Assembleia " e atual deputado federal por São Paulo ", Walter Feldman, e o deputado Olimpio Gomes (PDT). Feldman lembrou que "os nordestinos ajudaram a construir São Paulo", e que "Luiz Gonzaga foi a maior expressão cultural não só do nordeste, mas do Brasil. Sua influência continua atingindo todos, especialmente a juventude, por meio do forró universitário".

Olimpio Gomes, declarando-se filho de nordestinos, lembrou que "São Paulo continua sendo a maior cidade nordestina do mundo, e seus descendentes contribuíram para construir esta metrópole." Disse ainda considerar: "muito justa a homenagem prestada ao coronel França, atual comandante da PM, de origem nordestina".

Participaram ainda do evento o secretário-adjunto da Cultura, Sergio Tiezzi, a presidente da Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo, Francis Bezerra, e o presidente da Cesp, Mauro Arce.

alesp