Membros da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação são recebidos na Fapesp


09/08/2012 17:27 | Das assessorias dos deputados Vitor Sapienza e Beto Trícoli

Compartilhar:

Celso Lafer, Vitor Sapienza e Beto Trícoli <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116808.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celso Lafer e Beto Trícoli <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116809.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Welson Gasparini e Beto Trícoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116810.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Vitor Sapienza (PPS), Beto Trícoli (PV) e Welson Gasparini (PSDB), respectivamente, presidente e integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, estiveram nesta quarta-feira, dia 8/8, na sede da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp, a convite do presidente da fundação, Celso Lafer.

Segundo Lafer, a reunião teve o objetivo de aproximar os parlamentares paulistas do trabalho realizado pela fundação, além de prestar contas ao Legislativo das suas atividades. "Recebemos a comissão com um duplo objetivo. Por um lado, no contexto da comemoração de 50 anos da Fapesp, celebramos a indiscutível colaboração que o Poder Legislativo deu à criação da fundação, atuando diretamente em sua concepção e no desenho de sua autonomia. Por outro lado, aproveitamos a oportunidade para uma conversa sobre os objetivos e ações da Fapesp com a comissão especializada da Assembleia, à qual nos reportamos", disse.



Cinquentenário



Na reunião, diretoria e presidência da Fapesp apresentaram um breve panorama da entidade, que neste ano completa seu cinquentenário. O diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, falou sobre os investimentos do Estado em ciência e tecnologia. Segundo ele, São Paulo investe 1,63% do Produto Interno Bruto em pesquisa e desenvolvimento, índice que coloca o Estado entre a média dos 27 países europeus que mais aplicam recursos em ciência e tecnologia.

Brito Cruz falou ainda sobre os benefícios que os investimentos em ciência e tecnologia trazem à sociedade paulista, como, por exemplo, o aumento na produtividade da cana de açúcar de 70 toneladas por hectare no lançamento do pró-álcool, no final da década de 1970, para os atuais 84 toneladas por hectare.



Divulgação das atividades



O presidente da CCTI, Vitor Sapienza destacou que, durante a visita, os integrantes da comissão tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pela entidade que ampara os pesquisadores paulistas.

"A Fapesp precisa parar de imitar a pata, que bota um ovo grande, mas não avisa a todos de seu feito, enquanto a galinha bota um ovo pequeno e cacareja bastante para avisar o que fez. A instituição faz um trabalho importante para o desenvolvimento do nosso Estado e país, mas não divulga suas atividades. Durante essa visita pudemos tomar conhecimento de sua linha de trabalho", disse Sapienza. O presidente da CCTI ainda pretende, a partir deste semestre, convidar alunos de ensino médio e de universidades para acompanhar as reuniões da comissão.

Para o deputado Beto Trícoli, os resultados obtidos na pesquisa da melhoria do cultivo da cana de açúcar são provas importantes de que é possível aumentar a produtividade sem aumentar as áreas de cultivo. "Isso mostra que os investimentos em pesquisa garantem melhores resultados em uma mesma área plantada. Seguindo este raciocínio, podemos falar em mecanismos que promovam mais segurança alimentar", lembrou. Ao falar sobre pesquisas em botânica, principalmente aqueles realizados na região de Jureia/Itatins dentro do programa Biota, financiado pela Fapesp, Trícoli lembrou da vegetação xerófila da Pedra Grande, em Atibaia. "É um tipo de planta que consome quase sete vezes menos água que uma planta comum. Ela pode ser muito útil no desenvolvimento de culturas com a utilização de menos água", comentou.



vsapienza@al.sp.gov.br e betotricoli@al.sp.gov.br

alesp