Assembleia sedia debate sobre o Orçamento 2013 hoje, às 14 horas

Audiência Pública Orçamento 2013 - São Paulo
14/08/2012 09:00 | Da Redação

Compartilhar:


Encontro será o 13° coordenado pela Comissão de Finanças neste ano



A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) realiza hoje,14/8, às 14h, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, audiência pública com o objetivo de ouvir as demandas da população para incorporá-las ao Orçamento estadual para 2013.

Tradicionalmente, as audiências ocorridas em São Paulo reúnem número maior de participantes. Espera-se para esse encontro, além dos deputados e seus assessores, representantes de sociedades amigos de bairro das zonas Sul, Norte, Leste e Oeste que pleiteiam (entre outras questões de igual interesse) a instalação ou reforma de hospitais, obras contra enchentes, investimentos em escolas, unidades da CDHU, melhoria dos transportes e maior segurança.

O encontro a ser realizado na Assembleia será o 13° coordenado pela CFOP neste ano. Iniciado em 11/6 passado, até o momento a comissão ouviu as reivindicações de Registro, Barretos, São José do Rio Preto, Piracicaba, São Carlos, Santo André, Taubaté, Santos, Campinas, Araçatuba e Bauru. A população de Osasco será ouvida nesta segunda-feira, 13/8. Após a audiência de São Paulo, ainda serão ouvidas as demandas de Franca, Ribeirão Preto, Sorocaba, Presidente Prudente, Assis, Jundiaí e Guarulhos que encerrará, em 31/8, o 20° encontro desse importante e democrático ciclo de debates promovido pelo Legislativo paulista.

Desde 2005, a CFOP percorre anualmente as regiões administrativas e de governo do Estado para ouvir as sugestões de seus moradores, de forma a aprimorar a destinação dos recursos orçamentários. Ao longo desse período, muitas solicitações voltadas a diversas áreas foram atendidas e importantes programas de governo foram lançados, como Pró-Santas Casas, Pró-Vicinais e o Programa Creche-Escola.

Vale ressaltar que este é o primeiro orçamento regionalizado do Estado, onde os recursos serão discriminados também por regiões e não apenas por áreas (educação, saúde etc.). Essa é uma conquista da CFOP, que há muito tempo luta pela regionalização. "As audiências públicas possibilitam que tenhamos um Orçamento mais próximo da realidade", afirma o presidente da comissão, deputado Mauro Bragato (PSDB).

São membors efetivos da CFOP Mauro Bragato, Caudê Macris, Maria Lúcia Amary, todos do PSDB, Luiz Cláudio Marcolino, Enio Tatto, Simão Pedro, todos do PT, Estevam Galvão (DEM), Regina Gonçalves (PV), Vanessa Damo (PMDB) e Vitor Sapienza (PPS).

alesp