Comissão de Saúde recebe representantes do SindSaúde e profissionais do DST-Aids


14/08/2012 18:54 | Da Redação: Walkyria De Pietro Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Paulo Oliveira, do  SindSaúde, Marcos Martins e Sandra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116938.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Martins preside os trabalhos da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde ouviu nesta terça-feira, 14/8, representantes do SindSaúde e profissionais do programa DST-Aids do Instituto de Emílio Ribas e do Iamspe.

Representando o SindSaúde, Paulo Oliveira citou a possibilidade, sugerida pela coordenadoria do Centro de Referência e Treinamento DST-Aids, de fechamento de 24 leitos que hoje atendem a pacientes de HIV e de hepatites virais, transferindo-se a demanda ao hospital Emílio Ribas.

De acordo com Oliveira, se os leitos forem realmente extintos, a demanda 5 mil usuários será destinada ao Hospital Emílio Ribas, que já atende o contingente extra de 3 mil usuários oriundos da Casa da Aids, recentemente fechada. Oliveira lembrou que o Estado de São Paulo concentra 30% dos casos de Aids do país.

Segundo informações do SindSaúde, o hospital Emílio Ribas não tem como suportar o aumento de demanda, pois apresenta problemas como falta de infraestrutura, além de limitação em seu centro cirúrgico. Também foi citado direcionamento de recursos, por parte do Estado, à Fundação Faculdade de Medicina de São Paulo, que, por sua vez, oferece altos salários aos cargos de direção, em detrimento das reais necessidades da saúde.

A Comissão de Saúde decidiu, depois de debate, pelo envio de requerimento ao secretário da Saúde solicitando esclarecimentos voltados ao encerramento das vagas no Centro de Referência DST-Aids e à consequente transferência dos pacientes ao Hospital Emílio Ribas.



Pauta



Durante a reunião presidida pelo deputado Marcos Martins (PT), os membros da comissão aprovaram dois projetos de lei: o PL 671/2011, do deputado Mauro Bragato (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a instalar postos de coleta de sangue nas estações do Metrô e nos terminais rodoviários, e o PL 283/2012, do deputado Milton Vieira (PSD), que institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose.

alesp