Cooperativismo comemora regulamentação da atividade no país


14/08/2012 21:31 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Regulamentação da atividade do Cooperativismo no país comemorada na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116973.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL), foi realizada nesta terça-feira, 14/8, reunião com representantes do setor cooperativista para comemorar a aprovação da Lei 12.690, que regulamenta a atividade no país. A lei, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 20/7/2012, estabelece novas regras para a organização e funcionamento das cooperativas de trabalho no Brasil.

Ao abrir o evento, Giannazi cumprimentou os cooperativistas pelo longo tempo em que o segmento vem brigando pela regulamentação. O deputado lembrou ainda da luta dos cooperados contra o Decreto 55.938, de autoria do governo do Estado, que impede a participação de cooperativas de trabalho e de transportes nas licitações promovidas pelo Estado. Giannazi falou que as cooperativas constituem uma alternativa real de criação de emprego e renda.

O deputado Olimpio Gomes também elogiou o cooperativismo e lembrou do início da Coopmil, a cooperativa dos policiais militares, que há 20 anos vem proporcionando apoio à família policial. Olimpio também lembrou o trabalho do grande impulsionador do crescimento da Coopmil, Helio Camilli, falecido recentemente. O deputado falou também que a Lei 12.690 foi resultado de uma luta por todo o país, e que "as grandes empresas sentem nas cooperativas uma ameaça à sua competitividade".

Também o deputado Marcos Martins (PT) declarou-se favorável ao cooperativismo e falou da importância da lei "em dar uma garantia a mais para o trabalho do cooperado".



Separar o joio do trigo



O secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz, representando o governador, cumprimentou o setor cooperativista pela aprovação da lei, que, segundo ele, veio para separar o joio do trigo. Ortiz ainda fez menção à época em que, sindicalista, viu várias empresas quebrarem por má administração e serem socorridas pelas cooperativas de funcionários até que a empresa ficasse viável novamente.

A presidente da Fetrabras, Sandra Campos, festejou a queda do decreto do governo do Estado que restringia a contratação de cooperativas e agradeceu o apoio de Giannazi na luta pelo cooperativismo.

Também estiveram presentes no evento o deputado Itamar Borges (PMDB), o coordenador do desenvolvimento do agronegócio, Cleiton Gentili, e os dirigentes do Sindicato das Cooperativas de Trabalho no Estado de São Paulo (Sincotrasp), Fabio Santana, Arnaldo Forner e Daniel Wendell, entre outros.

alesp