Alternativas para a citricultura no Estado são debatidas em audiência


15/08/2012 17:00 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:

Gondim (3º da esq. para a dir.) ao lado de Mônica Bergamaschi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116990.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Carlos Gondim (PPS) esteve em audiência com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônica Bergamaschi, para buscar soluções e alternativas para o setor de citricultura do Estado, que sofre com problemas de escoamento da produção de laranja deste ano. Participaram da reunião produtores e representantes de entidades do setor.

Durante a audiência, a secretária Mônica informou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tomou algumas medidas para ajudar os produtores com isenção de taxas para o escoamento da laranja no Estado.

"O problema da citricultura não é de hoje. Temos que estudar uma solução para esta produção e para as do ano seguinte", argumentou Paulo Celso Biasioli. Ele sugeriu a criação de uma Câmara Setorial da Citricultura para nortear os assuntos pertinentes ao setor. A secretária informou que esta Câmara existe, mas que não realiza uma reunião desde 2001. "Eu acho importante e estou à disposição para formação deste grupo", salientou a secretária.

Os produtores ressaltaram a importância de criar uma propaganda positiva para estimular o consumo de laranja pelos paulistas. O deputado Gondim sugeriu a utilização da Agência de Fomento do Estado, o Desenvolve SP, para ajudar a estimular a criação de pequenas indústrias formadas por cooperativas e produtores. A secretária elogiou esta iniciativa e disse que o governador deseja instituir o suco de laranja a bebida oficial do Estado.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp