Parlamentar propõe estímulo para compra de laranja


17/08/2012 11:15 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Marcolino (2º da dir. para a esq.) em reunião com representantes do Incra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117078.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Claudio Marcolino (PT) e agricultores da região de Bebedouro voltaram a se reunir, em 14/8, com representantes do Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para discutir a crise da laranja, cuja safra está sendo afetada pela crise econômica mundial.

Conforme acordo do último encontro, em 19/7, a reunião teve como objetivo auxiliar e estimular as prefeituras a participarem do Plano Nacional da Agricultura Familiar (PNAF), em vigor desde março de 2010, instituído pela Lei 11.947/09, que permite ao governo federal o repasse de no mínimo 30% do que o município gasta com merenda escolar oriunda de produtos das cooperativas vinculadas ao programa.

Segundo informou o deputado Marcolino, a lei federal assegura que a produção da Agricultura Familiar seja destinada à compra da merenda escolar em todo o Brasil o que, na opinião dele, vai aumentar o consumo do suco da laranja e evitar um prejuízo maior aos agricultores e à população local. Dados do Sebrae-SP indicam que 70% dos empregos gerados no campo vêm da agricultura Familiar.

Segundo o presidente da Cooperativa Orgânica da Agricultura Familiar (COAF) de Bebedouro, que representa 1.500 agricultores familiares na região, Cássio Izique Chebabi, cerca de 60 milhões de caixas da fruta estão encalhados e correm o risco de irem para o lixo caso alguma medida não seja tomada.



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp