Citricultores buscam apoio de parlamentar no combate à crise


17/08/2012 11:23 | Da assessoria do deputado Edinho Silva

Compartilhar:

Edinho Silva (3º  à esq.) junto a citricultores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edinho Silva (PT) vai propor ao governo federal uma agenda para tratar da crise da citricultura. O parlamentar está preocupado com um problema emergencial, que é evitar perda de parte da safra 2012/2013. Segundo os produtores, ela não será comprada pelas indústrias de suco. Edinho, coordenador da Frente Parlamentar da Citricultura na Assembleia, recebeu na última semana, em Araraquara, um grupo de produtores daquele município e de Taquaritinga para debater o assunto.

De acordo com os citricultores, a recusa das indústrias em comprar a chamada laranja precoce pode levar à perda de 83 milhões de caixas da fruta até fevereiro de 2013, o que representaria prejuízo de R$ 1,2 bilhão. A crise no setor afeta cerca de seis mil produtores independentes em 300 municípios do Estado, com reflexo em toda a cadeia econômica. Entre colhedores de laranjas e caminhoneiros que transportam a fruta para as indústrias já são cerca de 40 mil pessoas paradas.

As indústrias não fecharam contrato para a compra da laranja precoce por conta dos estoques elevados de suco. Segundo elas, o consumo caiu no mercado internacional, provocando redução do preço. Edinho afirma que a inclusão do suco de laranja na merenda escolar pode ser uma medida emergencial. "O que precisamos, de fato, é encontrar um novo modelo de relação entre indústrias e produtores, para harmonizar a cadeia produtiva e garantir o desenvolvimento de todos os envolvidos",ressalta Edinho.

edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp