Moradores de Assis destacam melhorias na área de saúde como prioridade

Audiência Pública Orçamento 2013 - Assis
27/08/2012 18:07 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Eduardo Correia Maracai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Rogatti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117366.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Milton Tedde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117367.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117368.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Recuperação e pavimentação de estradas rurais foram outras solicitações



A Câmara de Assis recebeu a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) nesta sexta-feira, 24/8, para debater com a população da cidade e da região o Orçamento estadual 2013. Os trabalhos foram conduzidos por Mauro Bragato (PSDB), presidente da CFOP. Também integraram a mesa o vice-presidente da CFOP, Luiz Cláudio Marcolino (PT), o presidente da Câmara de Assis, Célio Diniz, o prefeito de Assis, Ezio Spera, e o representante da Secretaria de Planejamento, Maurício Hoffman.

"Trabalhamos muito na busca das prioridades de cada região", informou Bragato, lembrando que a oitiva dos cidadãos é uma forma de o Legislativo tomar conhecimento do que a região precisa. Marcolino destacou que o papel da CFOP é ouvir os cidadãos acerca de sugestões regionais, como o hospital de Assis e a recuperação da estrada do Cervinho, adiantou o deputado.

Diniz agradeceu a oportunidade e espera que a região obtenha conquistas. O prefeito reforçou as palavras do presidente da Câmara. O Orçamento é, segundo Hoffman, um processo de planejamento de utilização do dinheiro público, no sentido de se gastar apenas o que se arrecada.



Mais saúde



Alguns inscritos para falar na audiência apresentaram reivindicações para o setor de saúde. O diretor da Santa Casa de Marília, Milton Tedde, falou sobre o trabalho desenvolvido pelas santas casas, que atendem mais de 50% da população em suas cidades e mesmo assim recebem repasses federais com valores inferiores aos seus gastos. Ele propôs que o Estado lute pelo aumento do teto do repasse.

Ana Lopes, administradora da Santa Casa de Assis, apresentou números que mostram a dimensão do atendimento desse hospital. Solicitou reforma do centro cirúrgico e da enfermaria pediátrica. O presidente da Federação das Santas Casas, Edson Rogatti, também pediu mais repasses para as santas casas do Estado, em especial para a de Assis.

Vera Piovezan reivindicou recursos para construção do pronto-socorro de Assis (que funciona precariamente no subsolo do Hospital Regional) e para o HR, que atende 25 municípios sem nunca ter sofrido uma reforma completa desde que foi inaugurado.



Estradas rurais



Rubens Hernandes falou em nome dos proprietários rurais para solicitar asfalto em estradas que dão acesso a essas propriedades e uma viatura especial para a área rural. O vereador José Fernandes, de Assis, apresentou as seguintes sugestões de emendas: asfaltamento das estradas do Cervinho (com apenas 4 quilômetros), Água do Matão e da Fortuna, regularização da posse de terras dos moradores do Cervinho (que ocupam o local há mais de cem anos), construção de escola estadual profissionalizante e melhorias para o hospital regional de Assis.

De Maracaí, o vereador Eduardo Correia quer construção de fórum, benfeitorias na estrada Cruzália-Maracaí e mais segurança para região com aumento do efetivo policial, do número bases e distritos.



Apampesp e TJ



As professoras Eni Dias e Diva da Silva, da Apampesp, lembraram a ex-presidente da entidade, Zilda Guerra, que defendeu os interesses da classe por 20 anos e que faleceu recentemente. Em seguida, formalizaram suas reivindicações: pagamento dos precatórios, cumprimento da data-base e contrapartida financeira do Estado no custeio Iamspe, entre outras.

Sandro Dutra e Marcos Jordan são funcionários do Tribunal de Justiça e pediram que a CFOP aprove integralmente o anexo orçamentário apresentado pelo Poder Judiciário para 2013. Também destacaram a importância da contratação de novos servidores e de melhorias para a infraestrutura do TJ.

Funcionário do Estado, Luiz Airosa lembrou que a pesquisa carece de insumos. Falou do projeto de modernização de pesquisa, com estruturação da Apta. Também funcionário público, Cristiano Geller, da Cati, pediu, entre outras coisas a reforma das casas de agricultura da região, que têm graves problemas estruturais e a realização de concursos públicos.



Sertão do Paranapanema



Assis dista 434 km da capital estadual e possui população de mais de 98 mil habitantes. O nome da cidade originalmente era Acis, batizada assim em homenagem ao seu fundador, sendo que, com o tempo, a população passou a grafar o nome com dois esses. A economia do município é baseada na pecuária de corte e no cultivo de soja, trigo, milho e cana-de-açúcar, além de um pequeno parque industrial com destaque para as empresas de concreto.

O município é servido pelo projeto Incubadora de Empresas de Assis " Núcleo de Desenvolvimento Empresarial Renato de Rezende Barbosa, com o apoio das entidades parceiras Fiesp, Sebrae e prefeitura de Assis. A incubadora oferece serviços de apoio gerencial e administrativo às micros e pequenas indústrias do município.



História



O primeiro desbravador do sertão do Paranapanema foi José Teodoro de Souza, que saiu de Pouso Alegre com destino à Província de São Paulo, passando por Mogi Mirim e Botucatu. Lá atravessou as vertentes do Rio Pardo, os campos ao lado de Lençóis e São Domingos e chegou até o ribeirão da Figueira, pouco além da foz do rio Tibagi.

Após conseguir a legitimação de sua posse, José Teodoro fundou um povoado na margem esquerda do rio Novo, conhecido como São José dos Campos Novos do Paranapanema, com a finalidade de atrair povoadores para o sertão do Paranapanema.

Francisco de Acis Nogueira e José Machado de Lima adquiriram na margem direita e esquerda do rio Pari terras que formaram a Fazenda Taquaral. Acis Nogueira doou 80 alqueires para o patrimônio de uma capela, em torno da qual surgiram as primeiras casas do povoado, que pertenciam a Campos Novos do Paranapanema (atual Campos Novos Paulista).

O desenvolvimento do povoado se deu com o avanço dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, que chegaram ao povoado de Assis em 1914. Em 1917, foi criado o município de Assis. A chegada do café tornou Assis o ponto de convergência de toda a região para a colonização do Paraná.

alesp