Governo federal anunciará medidas para citricultura


28/08/2012 15:10 | Da assessoria do Edinho Silva

Compartilhar:

Aloizio Mercadante e Edinho Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo federal deve anunciar um pacote de medidas para solucionar a crise na citricultura paulista. A informação é do presidente estadual do PT, Edinho Silva, que durante a última quinzena manteve contato com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, buscando construir propostas conjuntas.

Segundo Edinho, que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, o problema no setor pode acarretar um prejuízo de R$ 1,2 bilhão e a perda de 83 milhões de caixas de fruta até fevereiro de 2013. Ele relatou a reunião realizada com um grupo de produtores, no início de agosto, na qual ocorreu a recusa das indústrias em comprar parte da safra 2012/2013. Eles alegam que os estoques de suco estão elevados e os prejuízos que isso pode significar para a economia paulista e de todo o Brasil, com impacto até mesmo nos empregos.

Em 24/8, Mercadante falou com Edinho sobre as medidas que devem ser tomadas pelo governo em apoio ao setor. Segundo o parlamentar, a primeira delas é na merenda escolar. Hoje, 47 milhões de alunos do Brasil já consomem 11 milhões de caixas de suco de laranja. Neste caso, o governo estuda disponibilizar suco de laranja com menor adição de açúcar, para que seja ampliada a utilização, de forma significativa, na merenda, sem que haja discordância com a política de segurança alimentar do governo, que combate a obesidade infantil.



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp