Secretário comparece à reunião da CCTI para falar sobre programas e metas


29/08/2012 19:42 | Da Redação: Luciana Podiesi Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Vitor Sapienza e Luiz Carlos Quadrelli, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117583.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg117584.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, presidida por Vitor Sapienza (PPS), recebeu nesta quarta-feira, 29/8, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, que deveria ter apresentado à CCTI o plano de ações e metas de sua pasta referentes ao primeiro semestre de 2012.

Devido à falta de quorum regimental não houve reunião da comissão, mas o secretário Quadrelli entregou aos deputados presentes " Vitor Sapienza, Hamilton Pereira (PT), Carlos Cezar (PSB) e André Soares (DEM) " cópias dos programas, atividades e metas de sua pasta referentes ao período mencionado.



Relatório



Conforme levantamentos da secretaria, a capital paulista é o 4º maior aglomerado populacional do mundo e abriga as seguintes maiores populações fora de seus países de origem: japonesa, espanhola, portuguesa e libanesa. Concentra 33% do PIB brasileiro (o equivalente a 24ª maior economia do mundo), à frente ao de países como Taiwan, Argentina e Noruega.

De acordo com dados da secretaria, o Estado de São Paulo é o maior produtor nacional e mundial de açúcar e álcool (representando 60% da produção brasileira), o maior exportador de carne bovina (equivalente a 40% da produção do país), o maior produtor de borracha natural do país e o maior produtor nacional de ovos (produzindo o equivalente a 40% da produção nacional).

A indústria paulista ocupa posição de destaque na produção nacional, sendo responsável por 97% da produção nacional no setor de aeronaves, 87% no setor de trens, 62,37% no setor de peças e acessórios de veículos automotores, 72% no setor de higiene pessoal, 71% no setor de produtos farmacêuticos e 62,37% no setor de produtos químicos.



Ciência e Tecnologia



Hoje, São Paulo é o Estado mais desenvolvido do país em CTI, respondendo por 51% de toda a produção científica nacional, 1% do total arrecadado de ICMS aplicado em pesquisa e tecnologia (Fapesp) " R$ 780 milhões, em 2010, e 1,5% do PIB paulista investido em tecnologia.

De 2003 a 2011, foram investidos mais de R$ 90 milhões em parques tecnológicos para a realização de obras, além de estudos para a implantação de parques tecnológicos.



A secretaria



Criada em 1965, a pasta passou por diversas mudanças, até que, em janeiro de 2011, a então Secretaria de Desenvolvimento deu lugar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que tem como seus principais eixos de atuação a atração de novos investimentos nacionais e internacionais para o Estado; ações em ciência, tecnologia e inovação; implantação de parques tecnológicos; iniciativas de fomento a Arranjos Produtivos Locais (APLs); instalação de incubadoras de empresas e espaços empresariais; além de projetos nos setores de bioenergia, petróleo e gás natural.

alesp