Prevenção da mortalidade infantil e materna
21/09/2012 20:16 | Da Redação
Os índices de mortalidade infantil no Estado de São Paulo chegaram ao menor nível da história segundo balanço feito pela da Secretaria da Saúde, em 2011, que apontaram queda de 31% nos últimos 11 anos. Um dos motivos seria a atuação do programa de Diagnóstico Amigo da Criança, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Porém, como ainda há discrepâncias entre os índices de diferentes cidades, o deputado André do Prado (PR) propõe, através do PL 573/2012, a criação do Programa Diagnóstico Amigo da Criança. O artigo 2º da propositura afirma que esse programa "visa reduzir a ocorrência de óbitos de gestantes, crianças ou fetos, através da identificação dos fatores que possivelmente possam desencadear a ocorrência das mortes, bem como o acompanhamento destes índices, em cada um dos municípios do Estado de São Paulo".
André do Prado sugere que o programa poderia ser implementado através do Grupo Técnico Comitê de Prevenção de Óbito Infantil e Fetal, que implantaria ações para melhoria da atenção da saúde de forma a atender melhor as parturientes, crianças e fetos.
Caberá a esse grupo técnico, entre outras funções, trabalhar pela capacitação referente à vigilância e propor respostas rápidas para prevenção e controle de situações específicas que resultem em aumento dos índices de mortalidade materna, infantil e fetal.
Publicado no Diário Oficial, no dia 20/9, o PL 573/2012 está em pauta para recebimento de emendas por parte dos demais parlamentares. A seguir, antes de ser votado em Plenário, irá para análise das comissões temáticas pertinentes.
A íntegra da propositura pode ser consultada no site da Assembleia Legislativa (www.al.sp.gov.br), no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações