Problemas dos planos de saúde serão debatidos em seminário promovido pelo ILP

ANS puniu 301 empresas, impedindo-as de firmar novos contratos
08/10/2012 15:11 | Da Redação

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realiza, no dia 9/10, um debate sobre os inúmeros problemas do setor. O seminário Planos de Saúde " Acesso, Informação e Qualidade, acontece no auditório Paulo Kobayashi das 8h30 às 13h, e tem presença confirmada de representantes das entidades Proteste, Instituto Ágora, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Procon/SP, Conselho Regional da Medicina (Cremesp), Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e Associação Paulista de Medicina (APM), além do deputado Marcos Martins (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia.

Maria Inês Dolci, Coordenadora Institucional da Proteste, Regina Parizi, Presidente do Instituto Ágora e Maurílio Maldonado, diretor presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), abrirão o seminário, que terá dois painéis coordenados pelo deputado Marcos Martins e pelo presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, respectivamente.



Suspensa comercialização de 301 planos



O descumprimento de prazos para atendimento médico, realização de exames e internações, levou a ANS a suspender, nesta terça-feira, 2/10, por três meses, a venda de 301 planos de saúde, administrados por 38 operadoras. Dos planos punidos, 223 já estavam com as vendas suspensas desde julho.

De acordo com o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin, os 301 planos punidos atendem a 7,6% dos 3,6 milhões de beneficiários do país. O aumento no número de planos punidos neste segundo relatório se deve, segundo ele, à alta nas reclamações de usuários: entre 19/6 e 18/9, a ANS atendeu 10.144 queixas, contra cerca 4,6 mil do trimestre anterior.

A suspensão não afeta o atendimento aos usuários, mas impede que novos clientes sejam incluídos. Das operadoras que tiveram planos com comercialização suspensa em julho, oito vão poder voltar a comercializá-los agora por melhora na qualidade do atendimento.

Novas medidas serão tomadas contra planos e operadoras que acumularem três suspensões seguidas, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

alesp