Museu de Arte - Alice Paula Souza


02/10/2012 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Obra ' O Girassol'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118318.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Alice Paula Souza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cristiano Cocian Chiosea, Emanuel von Lauenstein Massarani,  Alice Paula Souza.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alice Paula Souza: hiperrealismo com tonalidades quentes através de uma execução larga e sintética





Uma obra é legível ao observador comum, só quando ele repropõe nas formas e com os instrumentos que o artista escolhe, a realidade como é sentida pelo autor. O caráter forte, afirmativo conciso e às vezes declamado nas telas de Alice Paula Souza possui aqui as próprias raízes.



Suas imagens por tal motivo revelam, geralmente uma fisionomia larga, que tendem à hipérbole, a enunciação plástica marcada e contrastada.



A artista necessita sublinhar e dar à sua expressão uma forma categórica que evidencie o essencial. Sua paleta, muitas vezes registrada sobre tonalidades quentes tem uma origem fantástica através da execução larga e sintética.



A arte é percepção, é fazer com que outras pessoas vejam aquilo que o artista sentiu e o que testemunhou. É ser o pintor por um momento através de uma tela e perceber sensações inesperadas até aquele momento.



O pintor realista transmite o momento, e talvez possa dar uma retocada em algo que já interfira no seu resultado, afinal o imperfeito é belo pois nos permite entrar em divagações.



Na obra "O girassol", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo sua invenção plástica e sua volumetria animam a pintura e lhe conferem uma resolvida expressividade.



A Artista



Nascida em São Paulo há 61 anos formou-se em medicina pediátrica, mas desde a infância gosta de desenhar e na adolescência descobriu o guache nas aulas de desenho durante o ginásio.



A partir de 2004 teve seu primeiro contato com o óleo misturando cores e modificando-as camada por camada. Desde então, nas horas de folga realiza suas experiências artísticas alternando-as com seu trabalho como médica nos pronto socorros.



Ultimamente tem se dedicado a pintar flores, frutas e legumes projetando sua criação através do hiperealismo. Atualmente está coordenando uma exposição de artistas médicos em comemoração aos setenta anos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

alesp