Semana de conscientização da puberdade precoce


02/10/2012 18:30 | Da Redação

Compartilhar:


Nos últimos anos, muitas crianças têm apresentado puberdade precoce, gerando grande preocupação aos pais. Puberdade precoce é o início do desenvolvimento sexual antes dos oito anos nas meninas e nove anos nos meninos. É importante investigar a puberdade precoce porque ela pode também estar associada a alguns distúrbios hormonais que necessitam de tratamento. Nos meninos, mais de 50% dos casos de puberdade precoce são de origem orgânica e necessitam de tratamentos específicos.

A puberdade precoce precisa ser tratada porque estas crianças amadurecem muito cedo, e por isso sofrem transtornos psicológicos e risco de baixa estatura, o que pode ser evitado através do tratamento hormonal realizado pelo endocrinologista pediátrico. No caso das menidas, o problema é ainda maior, por conta do risco de gravidez precoce.

Pensando no problema, o deputado José Bittencourt (PSD) apresentou o Projeto de Lei 515/2012, que institui a Semana de Conscientização Sobre a Puberdade Precoce nas Escolas Estaduais do Estado. A intenção é que os educadores possam dar palestras sobre o tema ou convidar especialista no assunto para esclarecer pais e alunos sobre a puberdade precoce, os tipos, as causas, os sinais clínicos, qual o diagnóstico e a importância do tratamento para a criança. A semana de conscientização acontecerá na primeira semana de março.



A íntegra desta e de outras proposituras pode ser obtida no Portal da Alesp, www.al.sp.gov.br, no link Projetos.

alesp