Opinião - Ferrovia: uma solução inteligente de transporte

Desde o início da atual safra, o Terminal Multimodal de Ribeirão Preto já movimentou 500 mil toneladas de açúcar
16/10/2012 13:40 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Na vice-presidência da Frente Parlamentar das Ferrovias, a cada dia sinto maior entusiasmo em apoiar ações governamentais que visam incentivar e promover o sistema de transporte ferroviário.

Infelizmente esse setor sofreu grave sucateamento durante muitos anos com quase todas as linhas sendo abandonadas, faltando um mínimo de investimento para garantir a preservação da rede ferroviária existente.

Quero destacar, entretanto, um acontecimento que representa importante passo para reativação desse setor: o Terminal Multimodal de Ribeirão Preto, inaugurado pela Copersucar em março último, completa seis meses de ocupação. Esse fato trouxe importantes ganhos de produtividade na movimentação de açúcar, além de inegáveis benefícios ambientais e sociais. Desde o início da atual safra o terminal já movimentou 500 mil toneladas de açúcar, produzidos pelas usinas associadas da região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do Brasil.

O terminal é parte do montante de R$ 2 bilhões investidos pela Copersucar em grandes projetos de logística até 2015, e sua implantação permitiu a intensificação do uso da ferrovia para escoamento de produção de açúcar até o porto de Santos. A capacidade de movimentação de carga aumentou de 150 mil toneladas de açúcar para 1,5 milhão por ano até Santos. São grandes também os benefícios ambientais e sociais registrados desde o início das operações.

Só na safra 2012/2013, estima-se a redução de 42 mil viagens de caminhões no trecho Ribeirão Preto " Santos, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes além de contribuir para maior segurança e mobilidade no trânsito rodoviário e urbano.

Tenho a informação que a Copersucar vai ampliar a participação do modal ferroviário de 50% para 70% do transporte de açúcar a granel até 2015 e o terminal é parte importante da estratégia de logística para diminuir os gargalos e representar uma ação concreta de sustentabilidade.

É com satisfação que registro a intensificação do uso de nossas ferrovias, transmitindo cumprimentos ao presidente da Copersucar, Paulo Roberto de Souza, e esperando que esse exemplo seja imitado por outras entidades, empresas e, principalmente, pelos nossos governantes.

Investir no transporte ferroviário é medida inteligente, urgente e necessária...



*Welson Gasparini é deputado estadual, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp