Museu de Arte - Iwao Nakajima


Iwao Nakajima: um poeta que escreve com o pincel, transmitindo uma atmosfera impregnada de símbolos
As obras de Iwao Nakajima nos transportam a um mundo que se encontra nos confins da memória. As cenas que nelas estão representadas se constituem de fragmentos e retalhos que vêm à mente e são reunidos num espaço que, apesar de tudo, é terrestre.
Assumindo tanto tons de tristeza ou de alegria, e das sensações as mais variadas, a sua é sempre uma poesia feliz porque vital. Ao abrigo de todo o sistema, o autor se coloca frente à natureza e a interpreta como a vê, sem nada mais.
Servindo-se de dons autênticos, baseados numa sólida técnica, o artista joga as cores com sutileza e de preferência se exprime através de delicadas passagens harmônicas, que outras vezes traduz aplicando tons vivos.
Por uma necessidade de evasão e de reconstrução dos valores mais íntimos e fecundos, descobre-se inicialmente a pintura naïf pela intuição, depois nos envolvemos conscientemente.
No caso do artista Iwao Nakajima, a essência de sua pintura naïf repousa sobre uma substância poética própria. O pintor é muitas vezes um poeta que escreve poesia com o pincel: uma poesia ingênua e pura, que tem suas raízes na memória, na sensação íntima da própria realidade.
As obras Paraíso e Monumento às Bandeiras, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, transmitem uma atmosfera impregnada de símbolos. Entrelaçadas florescências e cromatismos alusivos fazem desabrochar situações e sentimentos em que se entrelaçam os desejos de uma ativa participação tão diferente da rotina de nossos dias.
O artista
Iwao Nakajima nasceu em Gumma, Japão, em 1954, e faleceu em Embu das Artes em 2011. Estudou pintura e desenho na Escola de Artes de Cerâmica de Nagoia. Chegou ao Brasil em 1955, como técnico de pintura e esmalte. Naturalizou-se brasileiro em 1977. Foi membro da Associação Paulista de Belas Artes.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas, entre elas: Grupo Naifs Brazilian, Milão, Itália; Os Melhores da Praça, Galeria Eucatexto, São Paulo; Grupo 8 Artistas, Banco América do Sul, São Paulo; 4º, 6º, 7º e 20º Salão Bunkyo, São Paulo (1974, 1977, 1978 e 1997); Grupo Seibi, Galeria Niterói, São Paulo (1974); 7º Salão Paisagem Paulista, São Paulo; Mostra de Artes Plásticas de Maceió, AL; Galeria do Sol, São José dos Campos, SP (1975); Associação Cristã dos Moços, São Paulo; Grupo Sakai do Embu, Clube Homes, São Paulo; 40º, 42º e 45º Salão Paulista de Belas Artes, Galeria Prestes Maia, São Paulo (1976, 1978 e 1981); 7º Salão da Primavera, São Paulo; Clube Hípico de Campinas, SP; 1º Grupo Liberart, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, São Paulo (1976); 15º e 16º Salão Oficial de Embu, SP (1977 e 1978); Grupo 8 Artistas, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, São Paulo; 2º e 3º Salão do Movimento Paulista de Artes Plásticas, Itaquera, São Paulo, e São João da Boa Vista, SP; Japoneses na Arte Brasileira, Clube Paineiras, São Paulo; Issen, Museu de Artes de Ueno, Tóquio, Japão; 10º Salão Paisagem Paulista, São Paulo (1978); Galeria Panorama, Salvador, BA (1979, 1980 e 1982); Mostra de Arte em Nova York, EUA (1981); Prefeituras Municipais de Embu e Guarulhos, SP (1982); Galeria Kanekiti, Nagoia, Japão (1983); Galeria Shoka-Do, Handa, Japão; Galeria Daimaru, Kobe, Japão (1985); Mostra Individual Clube Paulistano, São Paulo (1986); Kork Gallery, Lincoln Center, Nova York; Galeria Sogo, Kobe, Japão (1987); 80 Anos da Imigração Japonesa, Masp, São Paulo; Mostra Matsuzakaya, Japão (1988); Mostra Latino-Americano de Arte Primitiva, Galeria Onuma, Japão; Festival Nipo-Brasileiro, Prefeitura de Maringá, PR (1989); Galeria Suzuran, Gumma, Japão (1990); 3ª Mostra de Arte Bikoo-Tem, Rio de Janeiro (1991); Galeria Hakuzen, Nagoia, Japão (1993); 1ª Bienal Paulista de Arte Contemporânea, Valinhos, SP; Bienal Brasileira de Arte Naïf, Piracicaba, SP (1996); Galeria Wachi, Tóquio, Japão (1998); Mostra Individual, Brasil 500 Anos, no Brasil e Japão (2000); 1º, 2º, 3º Salão Figurativo Bunkyo, São Paulo (2001, 2002 e 2003); Galeria Horikawa, Kobe, Japão (2004).
Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais no Japão, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Alesp recebe audiência pública contra o projeto de remoção da Favela do Moinho
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Governo anuncia 18 Escolas Cívicos-Militares em cidades indicadas por deputado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações