Em reunião realizada nesta quarta-feira, 17/10, a Comissão de Transportes e Comunicações, presidida pelo deputado Edmir Chedid (DEM), recebeu o superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Ricardo Volpi, para questioná-lo sobre infraestrutura de aeroportos de São Paulo, principais problemas que o setor apresenta, e o plano de investimentos do governo estadual para o próximo ano. Volpi começou sua explanação citando a evolução dos investimentos que o governo vem fazendo desde 2011, que passaram da média histórica de R$ 20 milhões por ano para R$ 60 milhões em 2011 e R$ 70 milhões em 2012. Segundo ele, o modal que mais cresce é o aeroviário. Volpi fez um histórico dos investimentos feitos nos 31 aeroportos de São Paulo sob a responsabilidade do Daesp, em reformas de pistas, compra de carros de bombeiros, construção de cercas, ampliação de terminais, sinalização, desapropriações etc. Volpi falou ainda que a ênfase do departamento, em 2011, foi a segurança nos voos e, em 2013, será o conforto dos passageiros e a capacidade dos aeroportos. Piracicaba e Sorocaba Quando Chedid abriu a reunião para questionamentos, o deputado Roberto Morais (PPS) falou de sua preocupação com um novo aeroporto que atenda o recém-criado Aglomerado Urbano de Piracicaba, e perguntou a Volpi se havia previsão no plano aeroviário do governo para a construção desse aeroporto. Morais perguntou ainda sobre a sistemática da municipalização dos aeroportos e sobre a distribuição dos carros de bombeiros. Volpi esclareceu que o plano para aeroportos é da competência do governo federal e que existe norma para carros de bombeiros em aeroportos. "Piracicaba não se encaixa nessa necessidade. Apenas aeroportos comerciais recebem carros de bombeiros". Volpi esclareceu também que deve partir do município a proposta da municipalização do aeroporto e que o governo pode ou não concordar com ela. O deputado Hamilton Pereira (PT) também demonstrou preocupação com o aeroporto de Sorocaba que, segundo ele, é muito acanhado para a demanda atual. Volpi contou dos investimentos que estão sendo feitos naquele aeroporto, segundo ele, reconhecido como centro de referência em manutenção de aeronaves. Entre os investimentos está o feito pela Embraer na construção de um galpão de 20 mil m² para manutenção de seus jatos, e há planos para a construção de um centro de treinamento em manutenção de aeronaves. Também a pista está sendo ampliada em 150m e o pátio de estacionamento vai de 5 mil para 14,8 mil m². Abandono e Viracopos Zico Prado (PT) questionou Volpi sobre um aeroporto que está abandonado na Cesp do município paulista de Água Vermelha. Volpi prometeu enviar ao deputado a situação em que se encontra o aeroporto. Zico falou de seu interesse em trabalhar para a reativação daquele aeroporto. Chedid pediu informações a Volpi sobre os acontecimentos em Viracopos, no começo desta semana, que paralisaram aquele aeroporto e tiveram reflexos nos funcionamentos de todos os aeroportos do país. Apesar de Viracopos não estar entre aqueles controlados pelo Daesp, Volpi disse entender que o principal problema de Viracopos é a falta de uma segunda pista, porque só existe um único equipamento na América Latina capaz de retirar da pista um avião daquelas proporções. Zico Prado disse entender que a Comissão de Transportes tem de ir fundo nessa questão, porque a segunda pista de Viracopos está para ser construída há muito tempo e não há notícias do estágio em que se encontra. Chedid concordou e disse que vai convocar representantes da Anac, Infraero, e dos representantes da companhia americana que se envolveu no acidente para esclarecer o assunto. O deputado João Caramez (PSDB) responsabilizou o tipo de concessão que o governo federal faz em São Paulo: "Mais barata, mas sem contrapartida". O deputado Baleia Rossi (PMDB) perguntou sobre o cronograma da reforma do aeroporto de Ribeirão Preto. Volpi respondeu que os trabalhos estão adiantados e que o aeroporto deve ser entregue antes do prazo.