ISO 9001:2008 certifica qualidade da Assembleia no apoio ao processo legislativo

Criadas em 1987, normas da Organização Internacional para a Normatização garantem eficiência
25/10/2012 19:09 | Da Redação: Juliana Fonseca

Compartilhar:

fachada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um sistema de gestão de qualidade serve para garantir a eficiência de serviços e produtos. A Assembleia, na busca de melhorar a qualidade de seus serviços, renovou recentemente a certificação ISO 9001:2008, que atesta a excelência na execução de uma série de atividades e tarefas de suporte ao processo legislativo. Essa certificação assegura diversas vantagens para a Casa, como aumento da produtividade, eliminação de improvisação, redução das taxas de erros e redução de custos, entre outros.



Normas internacionais



A palavra ISO significa igualdade em grego. Com o objetivo de que todos os países utilizem as mesmas normas, o termo foi escolhido como símbolo da Organização Internacional para a Normatização (Internacional Organization of Standardization), que fica na Suíça. Hoje, mais de 120 países adotam as normas ISO. No Brasil, a organização é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Criadas em 1987, as normas ISO passaram por três revisões, sendo a última finalizada em 2008.

A Assembleia Legislativa vem alcançando suas certificações desde 1997, sendo a primeira assembleia do país a ser certificada internacionalmente, recebendo o ISO 9002/94 por seu sistema de qualidade. Em 2006, a Assembleia tornou-se a primeira casa legislativa estadual a receber o certificado ISO 9001:2000 para o suporte ao processo legislativo. Na ocasião, já eram abrangidos pela normatização os processos de: gestão do suporte técnico-legislativo; gestão de infraestrutura; gestão de pessoas; gestão estratégica da qualidade; gestão de suprimentos e recursos materiais; gestão de tecnologia da informação; e gestão orçamentária.

E, em 2009/2012, a Casa recertificou seu sistema de gestão de qualidade pela norma ISO 9001:2008. Esse processo de certificação tem duração de três anos.

Para que não sejam encontradas falhas nos processos e a Assembleia continue com a certificação, ocorrem auditorias anualmente. Uma dessas auditorias é externa, realizada atualmente pela Fundação Vanzolini.

alesp