Comissão defende consenso para comunidades da Jureia


26/10/2012 11:27 | Da assessoria do deputado Beto Tricoli

Compartilhar:

Deputados e moradores participam de audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118805.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Beto Trícoli (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente, coordenou reunião sobre o polêmico projeto que altera a configuração da estação ecológica da Jureia-Itatins, no dia 23/10, na Assembleia Legislativa.

Em mais um debate, diversos moradores e representantes de segmentos da região, do governo do Estado e deputados buscaram uma nova proposta para o local que, em 1986, foi definido como unidade de conservação de proteção integral. Na localidade vivem comunidades tradicionais.

O projeto, apresentado neste ano pelo governo do Estado, reclassifica as áreas da estação ecológica da Jureia-Itatins em um mosaico de unidades de conservação, com graus de proteção variados. A proposta cria duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) " na qual só podem permanecer comunidades tradicionais, com plano de manejo e exploração controlada de recursos naturais, inclusive com turismo.

Como alguns moradores não foram contemplados, houve impasse. O Partido Verde, liderado por Tricoli, fez questão de realizar uma nova reunião antes da votação do projeto, acreditando que é possível equacionar o problema.

Após a reunião, decidiu-se que uma nova emenda aglutinativa será elaborada, sob coordenação da comissão. "Elaboraremos esse texto ouvindo todas as questões colocadas para contemplar comunidades tradicionais - aquelas que vivem no lugar, e também a condição de preservação", declara Tricoli. (jr)



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp